DUBAI COM OLHOS DE PÁSSARO

2.2.15 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments



POR SIMONE GALIB
   

  Dubai, a cidade futurista, louca por tecnologia e muito endinheirada, saiu na frente mais uma vez: acaba de lançar o primeiro tour online interativo do mundo. O site permite explorar cada canto da cidade e de um jeito inusitado no universo virtual. A sensação é que você está realmente caminhando pelas ruas ou acompanhando uma corrida com aqueles carrões típicos dos xeques do petróleo ou de motocicleta. E o que é melhor: as cenas podem ser vistas de diversos ângulos, velocidades e tamanhos.

Desenvolvido ao longo de 18 meses e utilizando 1.298 peças de vídeos panorâmicos e fotos, Dubai 360 já é considerado o tour de mais alta qualidade do mundo. Ele usa exclusivamente fotos panorâmicas 360°, completamente interativas e imersivas, timelapse e conteúdo em vídeo. 

 
O tour interativo feito em alta definição e fotos de 360 graus
  O projeto é ousado, como tudo nessa cidade do golfo Pérsico. Foram usadas 500 mil fotografias individuais para criar as imagens estáticas e timelapse. E mais de 8 milhões de megapixels de imagens – sem contar com os vídeos! Um helicóptero foi fabricado por encomenda especialmente para o projeto. 
Assim, você pode “surfar” pela cidade dos Emirados Árabes de um jeito muito exclusivo. Com conteúdo filmado do topo do maior edifício do mundo, o Burj Khalifa, a ideia é que você olhe Dubai com os olhos de um pássaro, que avista a Sheikh Zayed Road e toda a costa.
 
Fazza3 Sheik Hamdan, príncipe de Dubai
De lá, basta um clique para aterrissar na luxuosa Royal Suíte do hotel Burj Al Arab, explorando a área interna coberta de ouro ou os seus opulentos quartos, que têm vista de perder o fôlego. Uma visita ao aquário do Dubai Mall, por exemplo, oferece um mergulho ao fundo do mar e logo depois o leva a pegar  “uma carona” no metrô da cidade.
 
Formato em olho de peixe, que com um clique ganha movimento


  O projeto Dubai 360 foi criado por profissionais equipados com produtos de mídia, DSLR e câmera de vídeo de última geração. Usando helicópteros e pousando nos topos dos prédios, os profissionais clicaram lugares e paisagens de acessos inacreditáveis. Para registrar tudo, 830 metros foi o ponto mais alto da filmagem, ou seja, no último piso do Burj Khalifa.
 A equipe também criou uma interface personalizada para o site, que permite interagir com os marcos de Dubai sob diferentes tipos de ângulos, como o de forma retilínea, o little planet e o olho de peixe. As pessoas podem também compartilhar os highlights da cidade pelas mídias sociais, como Facebook, Twitter, Google Plus e email.
 “Não importa se você mora lá ou se está planejando uma visita. Através do site, pode descobrir coisas e lugares especiais a cada dia. Desde a área cultural da Bastakiya até os hotéis mais luxuosos ou o aeroporto, o projeto tem algo de exclusivo para cada um, oferecendo um jeito divertido de explorar a cidade”, afirma Ismaeil Al Hashmi, diretor gerente da Dubai Film Productions. Ele diz ainda que o Dubai 360 é a ilustração de tudo o que a cidade representa.
 
Há informações e ferramentas para compartilhar
O site, que tem versões em árabe e em inglês, traz ainda informações sobre cada lugar do tour, além de falar sobre hotéis, cultura, passeios. Dubai360.com é um tour dinâmico e as imagens continuarão a ser atualizadas para capturar a metrópole que não para de crescer.
De fato, esse projeto mostra como as cidades podem ser exploradas a partir de agora. Eu fiz o tour hi tech – e adorei!
 Ficou curioso? É só clicar em www.Dubai360.com

 E boa viagem! 

0 comments: