11 PIZZARIAS QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE IR

10.7.15 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

A atriz Paloma Bernardi na Graça Di Napolli, em Santana             foto Cassiano de Souza


Dos fornos das cerca de 4,5 mil pizzarias de São Paulo saem 1 milhão de variadas redondas por dia.  Impossível listar todas as pizzarias, porque há uma melhor do que a outra. Preparei um roteiro com as melhores e mais tradicionais casas, em várias regiões da cidade. Bom apetite!

                                                                Fotos Divulgação


Presente em toda lista, rankings e votação de melhores pizzas de São Paulo, a casa é tradicional. Inspirada nas antigas cantinas do bairro do Brás, tem unidades em Moema, Pinheiros e Higienópolis. Seus diferenciais, além do bom cardápio, são a qualidade dos ingredientes e do espaço acolhedor. Conta ainda com deliciosas entradas, chope gelado, proveniente do Bar Original, e uma variada carta de vinhos.

Essa tradicional pizzaria começou de um jeito bem peculiar. O seu cardápio original era basicamente de receitas árabes. A pizza entrou somente depois de seis anos de sua inauguração.  Hoje, virou referência, tem cinco unidades na cidade que, além das pizzas, frango à passarinho e carpaccio. Essa miscigenação paulistana é deliciosa! 



Essa tradicional casa, aberta em 1983, oferece hoje descontos especiais para comemorar a data em suas sete unidades. Suas pizzas tradicionais fazem sucesso há muitos anos na capital. Com uma decoração que remete aos anos 20, é uma das melhores da capital paulista, sempre com fila de espera. E tem outro diferencial: sua unidade, nos Jardins, fica aberta até as 3 horas da manhã de sexta e sábado.

Com dois restaurantes, além das unidades que funcionam apenas no sistema de delivery, a casa, decorada com azulejos nas paredes e um piso rústico, também é uma das preferidas dos paulistanos. Tem ambiente agradável e cardápio variado. Cada uma de suas unidades oferece um menu diferente. Serve ainda massas e outros pratos da culinária italiana.


A tradicional pizzaria, que surgiu no bairro do Bixiga, região central, berço de algumas das melhores cantinas italianas, hoje também tem uma filial em Moema, na zona sul. De entrada, aposte no pão com calabresa. Suas pizzas também seguem à risca as normas da Associazione Verace Pizza Napoletana que garante a autenticidade da receita da pizza, verdadeiramente napolitana.


Graça Di Napolli
 Acabou de completar um ano, mas já ganhou o prêmio da melhor da cidade do júri do Comer & Beber, da Veja São Paulo. De fato, esta casa, em Santana, zona norte, tem um dos cardápios mais apetitosos da cidade. O responsável pelos sabores é o pizzaiolo paulistano Sudário Silva(foto), formado pela Associazione Verace Pizza Napoletana, de Nápoles e considerado um dos melhores do mundo. Para hoje, ele preparou um menu especial e sugere a releitura de um clássico, a Margherita à Brasileira (R$ 59, a versão com 4 pedaços, e R$ 69, a de 8 pedaços), que vem com molho de tomate italiano, manjericão orgânico, queijo Serra da Canastra, orégano, cobertura salpicada de parmesão e finalizada com azeite.  www.gracadinapolli.com.br


Foge do circuito tradicional das pizzarias, mas faz sucesso. Aberta em 2004, tem duas unidades, uma na Vila Leopoldina e outra no Alto da Lapa. A decoração vem com detalhes rústicoscomo a parede que deixa os tijolos à mostra e o uso de madeira. A pizza também segue a mesma filosofia. Quanto ao cardápio, tem receitas tradicionais e modernas, dos mais variados sabores.

Sinta-se em um filme de época na Castelões, no bairro do Brás, uma das mais antigas da cidade, que funciona desde 1924. O ambiente é super familiar, com toalhas de mesas quadriculadas, bem à italiana. Serve diversas massas e, claro, uma das especialidades é a sua famosa pizza. Vale a trip!

Outro endereço tradicional e muito frequentado pelos paulistanos, desde 1981. A pizzaria tem bar, forno a lenha e um ambiente aconchegante. Sua pizza, de massa finíssima e sabores diferenciados, é servida em porcelana. Oferece ainda grelhados e costuma promover exposições de arte em suas dependências.

Suas unidades nos Jardins, em Perdizes e em Higienópolis respeitam a arquitetura de seus centenários casarões, com um toque de modernidade. Com um cardápio variado e muito saboroso, suas mesas são disputadas há mais de 25 anos. Ótimo endereço.

Claro que não posso deixar de fora o bairro da Moóca, famoso pela forte presença de imigrantes italianos e de bons endereços da culinária típica, como esta tradicional pizzaria. Fundada em 1971, mantém até hoje muitas de suas características originais, como o disputado balcão que serve a pizza em fatias. Mas o melhor mesmo, é sentar em uma das mesas do local e saborear uma inteira.


0 comments: