A TEMPORADA É DOS EMOJIS

23.7.15 Simone Galib 0 Comments




Que me perdoem os humanos, mas nunca os emojis estiveram tão em alta. Aquelas figurinhas que hoje são a linguagem mais usual da internet para exprimir sentimentos e economizar palavras (sim, a velocidade da Web exige isso) ganharam até uma data especial. O último 17 de julho foi amplamente comemorado no Twitter e em várias outras mídias sociais, sendo declarado como Dia Mundial Emoji, pelo site Emojipedia, especializado em catalogar os ícones. Divertido, não?

  Nesta semana, a Sony Pictures Animation venceu um leilão milionário para produzir um filme estrelado por... emojis, é claro! Na disputa, estavam estúdios de peso, como Warner Bross e Paramount. Especula-se que a empresa tenha desembolsado mais de US$ 1 milhão para vencer a concorrência. O projeto foi apresentado por Anthony Leondis, que também será o co-roteirista da nova produção.

  A popularidade desses minúsculos e carismáticos personagens virtuais não para por aí. A emissora britânica BBC passou a resumir suas notícias semanais usando tirinhas de emojis, para atrair o público mais jovem e super conectado. E alguns filmes clássicos, como Moby Dick, estão sendo também traduzidos para os ícones.


EFEITOS ESPECIAIS


 

Tem gente que não entende, não gosta ou até mesmo nem sabe o que é. Porém, os ícones - dos mais diversos tipos, tamanhos, categorias, cheios de bossa e movimento -, já se incorporaram à linguagem virtual, até mesmo à vida real das pessoas e a maioria dos internautas adora. E isso independente de faixa etária ou continente. É um fenômeno mundial.

 
 Conheço pessoas mais velhas que, quando não recebem os tais emojis nos emails ou nas mensagens de texto, reclamam e cobram, com frases do tipo: “Por que você não me mandou o coração, a boquinha ou o casal abraçadinho? Na semana passada, o Google mudou seus emojis no Gmail, o que deixou muita gente saudosa... porque nós incorporamos o sentimento naquele determinado ícone e ele passa a ter uma simbologia muito especial. Seu peso é tão forte quanto o das palavras, especialmente nas mensagens instantâneas.  


COMO TUDO COMEÇOU...


  Embora, tenham ficado populares através da internet, os emojis (que significam em japonês imagens-caracteres) são usados de fonte para criar datas da arte gráfica desde a década de 1940. Depois, vieram o emoji e seus precursores, os emoticons. E eles estão bombando. Um detalhe curioso é que o primeiro uso de texto gráfico em computadores foi a carinha sorrindo, feita por um internauta, em 1982, que se sentia frustrado pela incapacidade de seus colegas entenderem quando ele fazia uma piada. 



 Já as imagens prontas para mensagens de texto foram incluídas pela primeira vez nos smartphones japoneses. Só que quando eles começaram a se conectar com o resto do mundo, as figurinhas apareciam de forma incorreta. Assim, entrou em cena a Unicode Consortiun, organização sem fins lucrativos, para criar regras específicas aos emojis e torná-los compreensíveis em todas as culturas. Depois disso, foi só sucesso.

 Agora, as figurinhas virtuais vão interagir nas telas do cinema.

 Belo enredo!


0 comentários: