CONHEÇA OS 3 ATUAISTEMAS DE SPAMS QUE INVADEM OS EMAILS

18.8.15 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments





  Se você receber emails cujos assuntos sejam o terremoto no Nepal ou os Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro, tome muito cuidado: alguém pode estar tentando roubar sua senha e seus dados. Esses foram os dois tópicos mais utilizados para spam e phishing no primeiro trimestre deste ano.

 O relatório é da Kaspersky Lab. Segundo o levantamento, os spams nigerianos usaram ambos assuntos mais a eleição presidencial no país como tentativa de obter dados pessoais e doações voluntárias de usuários da internet do mundo inteiro.

Não é a primeira vez que são utilizados assuntos trágicos em emails maliciosos. E com a grande cobertura internacional pela imprensa, como é o caso do terremoto no Nepal, cresce a probabilidade dessas mensagens atingiram o alvo entre destinatários solidários.

Para se proteger, evite abrir emails de remetentes desconhecidos, clicar nos links ou abrir anexos desses emails. A analista de spams da Kaspersky Lab, Tatiana Shcherbakova, diz que alguns fraudadores tentam deixar o nome e o endereço do remetente parecerem mais legítimos, "por isso a dica é muito importante". 




PAÍSES MAIS VISADOS

O relatório revelou ainda que no segundo trimestre ocorreram mudanças importantes entre os principais países alvos de mensagens falsas em massa. A Alemanha, que estava em 4º lugar no início do ano, passou para o 1º, enquanto o Reino Unido, que liderava, caiu para a 2² posição e o Brasil se manteve em 3º. Os Estados Unidos (14,59%) e a Rússia (7,82%) continuam sendo as principais fontes de spam. 

O email é ainda uma grande ferramenta de comunicação.

E tomar cuidado é essencial!  













0 comments: