IBIRAPUERA É O MELHOR PARQUE URBANO DO PLANETA

7.8.15 Simone Galib 0 Comments

                                                                                                                                     Fotos Simone Galib

   O Ibirapuera, um dos locais mais frequentados e amados pelos paulistanos, é o melhor parque urbano do planeta. A avaliação veio com propriedade: ela foi dada hoje (7) pelo renomado jornal britânico The Guardian.

  Na matéria, o jornalista Rowan Moore diz que "São Paulo é uma cidade dura e sem litoral, o que tornam os 221 hectares do Parque Ibirapuera ainda mais essenciais" à capital paulista. Ele elogia o trabalho do arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx, "que combinou inspirações cubista e surrealista ao seu profundo conhecimento da botânica brasileira". 





  Para o The Guardian, "o parque é exuberante, curvilíneo em todas as direções, às vezes misterioso, às vezes com uma cor poderosa." O jornal britânico ressalta ainda que o Ibirapuera abriga a Bienal, o "pavilhão enorme e deslumbrante que Oscar Niemeyer projetou para a cidade".


  A lista, liderada por São Paulo, traz mais nove parques. Abaixo do Ibirapuera, estão Buttes-Chaumont (Paris); Boboli (Florença); High Line (Nova York), Landschaftspark (Duisburg-Nord) Hampstead Heath (Londres) Park Guell (Barcelona); Summer Palace (Pequim) Olmsted Parks (Louisville) e Birkenhead Park (Marseyside).




  Mas não são apenas as ciclovias, as pistas de cooper com aparelhos de ginástica, o lago que emoldura a cidade (embora ainda um tanto poluído) e os parques infantis que atraem de milhões de pessoas ao Ibirapuera. Há uma bela agenda cultural. As exposições acontecem no MAM que, aliás, tem um restaurante self service delicioso; no Pavilhão Japonês, o Museu Afro Brasil (foto), Museu de Arte Moderna, a OCA e o Planetário, entre outros. 


  






0 comentários: