VILA MADALENA É UM DOS 20 LOCAIS MAIS DESCOLADOS DO MUNDO

7.8.15 Simone Galib 0 Comments






  A Vila Madalena, o bairro boêmio de São Paulo e que ganhou fama internacional, especialmente durante a Copa do Mundo no Brasil, entrou no ranking como um dos lugares mais descolados do mundo. A capital paulista aparece na 14ª posição, à frente de cidades como Istambul, Lyon, Barcelona, Sidney, Tóquio e Dubai. O levantamento foi feito recentemente pelo portal Skyscanner. 

  Assim, a Vila passa também a ser reconhecida como um dos destinos prediletos dos chamados Yuccie – ou Young Urban Creatives (Jovens Urbanos Criativos), uma sigla que batiza a geração do século 21.


QUEM SÃO ELES 


 E qual é o estilo dessa galera?

 Munidos de um espírito empreendedor, preferem montar o próprio negócio do que trabalhar em cargos executivos em uma multinacional, por exemplo. Muitos abrem uma start up no fundo da garagem de casa e acabam ficando milionários, como é o caso dos meninos do Hotel Urbano, que se tornou a maior agência online de viagens do Brasil. No exterior, também não faltam cases de sucessos, como os visionários criadores do Google e do Facebook, entre muitos outros.

 Os Yuccie também preferem os lugares compartilhados, como galerias de arte ou cafés, para realizar projetos criativos, a lugares fechados ou isolados, como escritórios. Antenados e conectados, eles investem pesado em aparelhos tecnológicos, na saúde e em produtos gourmet. No quesito alimentos, são grandes consumidores dos orgânicos.
  


Os grafites nos becos da Vila dão a identidade ao bairro da capital paulista

 Assim, esses jovens se identificam – e muito – com a Vila Madalena, bairro da zona oeste da cidade, repleto de centros culturais, locais alternativos, galerias de arte e de design, inúmeros bares, cafés moderninhos, restaurantes com personalidade própria, lojas descoladas de moda vanguarda, de artesanato, de produtos orgânicos e até mesmo de decoração vintage. Sem falar nos coloridos grafites que dá identidade à região. É um mix eclético.

A geração do século 21 adora interagir em locais abertos e compartilhados

O Estudio Gloria é uma loja vintage super descolada

  Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Wilson Poit, a Vila Madalena, de fato, é um case da cidade quando se trata de economia criativa. Mas, segundo ele, outras regiões também vêm se destacando. "Há polos criativos na região da avenida Paulista, rua Augusta, Tatuapé, Pompeia, Ipiranga, Jardins, Vila Olímpia e muitos outros. O próprio Centro e a Zona Leste estão se desenvolvendo bastante nesse sentido", afirma.



0 comentários: