MENSAGENS FALSAS NO WHATSAPP USAM ZARA E H&M COMO ISCAS

4.9.15 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments



Primeiro foi a marca Starbucks. Agora as lojas de roupa Zara e H&M estão sendo usadas por cibercriminosos em mensagens fraudulentas no whatsapp. A tática é simples: é oferecido um desconto nessas lojas, que supostamente será concedido após o usuário concordar em completar uma pesquisa. O objetivo é acessar informações pessoais das vítimas. Igual ao golpe anterior, que dava um “desconto” de R$ 500,00 na Starbucks.
Assim que a vítima clica na pesquisa, vizualiza um anúncio pedindo que compartilhe a mensagem com mais 10 contatos para que possa receber o tal bônus “bônus” da Zara ou H&M, de acordo com a sua localização. Então, a campanha se espalha e aumenta o potencial de vítimas. Além disso, como ambas vendem roupas para homens e mulheres, o golpe atinge muito mais gente.

 CUIDADO COM AS OFERTAS
“Precisamos ser cautelosos com as ofertas que são compartilhadas nas redes sociais e em mensagens de chat, porque na maioria das vezes elas não são legítimas”, aconselha Dmitry Bestuzhev, diretor de pesquisa e análise da Kaspersky na América Latina, uma empresa especializada em segurança digital. Ele aconselha não fornecer informações pessoais em troca de prêmios, porque “seus dados, reputação e segurança podem estar em risco”.

0 comments: