ITAIPU VERTE O EQUIVALENTE A 3 CATARATAS DO IGUAÇU...

18.10.15 Simone Galib 0 Comments


  Sorte de quem escolheu este fim de semana de outubro para visitar o complexo turístico de Itaipu, no sul do país. Desde o final da noite de sexta-feira (16), a hidrelétrica está escoando pelo vertedouro o excedente de água não utilizado para energia. Um verdadeiro espetáculo das águas na barragem em plena primavera.


Vista noturna do vertedouro neste fim de semana de outubro                                                           fotos divulgação   

 Desde julho, quando o Paraná registrou uma das maiores cheias da história, a usina não abria as suas comportas. Na manhã deste sábado (17), já passavam por uma das três calhas 2.642 metros cúbicos de água por segundo. Só para se ter uma ideia, isso equivale à vazão normal de duas cataratas do Iguaçu, no rio Iguaçu, a principal atração de Foz do Iguaçu e um dos destinos mais visitados pelos estrangeiros no país.

A hidrelétrica de Itaipu deve continuar vertendo por pelo menos mais três dias por conta do excesso de chuvas no Paraná, provocadas pelo fenômeno metereólógico El Niño. 


O passeio de catamarã no lago Itaipu para ver o pôr do sol será agora às 19h 

  Três atrações do complexo turístico estão funcionando normalmente: a vista panorâmica, o Polo Astrônomico e o passeio de catamarã, no lago Itaipu. A partir deste domingo (18), o passeio para ver o pôr do sol será às 19h em função do horário de verão.

 Cenas do Brasil, que tem uma das naturezas mais exuberantes do mundo!