CONHEÇA O DRIVE ME, O PROJETO DO CARRO COM PILOTO AUTOMÁTICO DA VOLVO

22.10.15 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments



 A possibilidade de trabalhar, responder emails, ler ou simplesmente dar uma relaxada enquanto o seu carro trafega no piloto automático não é ficção. A Volvo Cars criou o IntelliSafe Auto Pilot, um sistema que antecipa como os motoristas poderão transferir  o controle da direção para o automóvel, de forma bem simples e segura. E não vai demorar muito!  

A primeira utilização pública dessa tecnologia automotiva de ponta está programada para 2017, no projeto Drive Me, em Gotemburgo, na Suécia. Segundo a empresa, essa interface é o estudo de condução autônoma mais ambicioso do mundo. Com o Drive Me, a Volvo Cars irá disponibilizar cem XC90 autônomos que serão usados no dia a dia por consumidores comuns.

 Esses veículos poderão ser conduzidos de forma autônoma, utilizando a tecnologia Intellisafe Auto Pilot, em um trajeto de aproximadamente 50 quilômetros. Após esse período experimental, a tecnologia estará disponível no mercado.

COMO FUNCIONA


 A operação será feita por duas aletas na direção, similares a borboletas para trocas de marcha. Quando o motorista entrar em uma via onde o modo autônomo de condução está disponível, ele será alertado por avisos no painel e luzes nas aletas do volante, que vão piscar.

 Basta apenas pressioná-las simultaneamente para ativar o modo piloto automático. Quando ativado, o sistema confirmará que a direção e a supervisão do trajeto passam a ser de responsabilidade do automóvel, por meio de luzes verdes nas aletas de direção. 

 No final do trajeto, o motorista será avisado com antecedência para retomar o controle, por uma contagem regressiva de 60 segundos. Caso ele não pressione as aletas para assumir a direção nesse período, o carro irá parar por conta própria em um lugar seguro. Tudo de bom, não?



  Para Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars, “nós desenvolvemos uma interface segura e simples de utilizar, que oferece confiança para o motorista no momento de transferir e retomar o controle do carro”.

  Agora é só esperar!