CULTURA MILENAR DO MARROCOS CHEGA A SÃO PAULO

24.11.15 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


 Um pedacinho do exótico Marrocos desembarcou no Conjunto Nacional, em plena avenida Paulista, o centro financeiro da capital paulista. Trata-se da mostra Marrocos, o despertar dos sentidos, que traz um mix da cultura milenar desse país, que recebe mais de 11 milhões de turistas por ano.
  
 Durante o evento, as chamadas hennayates estão fazendo tatuagens de henna, costume tradicional no mundo árabe. Os desenhos, cheios de habilidade e riqueza de detalhes, marcam importantes ritos de passagem, como nascimento, noivado e casamento. As mulheres têm os pés e mãos decorados nessas cerimônias especiais.

 
Vista panorâmica da capital Casablanca                                                        fotos Divulgação


 Enquanto isso, um calígrafo poderá escrever o seu nome em árabe, cuja escrita é feita da direita para a esquerda, sendo formada por 18 figuras que variam segundo a letra. A combinação de pontos acima e abaixo dessas figuras compõe as 28 consoantes – algo muito diferente para os ocidentais.

 
Fez, a cidade histórica do país
 
 As outras atividades incluem apresentação de uma banda com os ritmos vibrantes do país, artesanato, desfile de caftans (um dos trajes mais antigos do mundo e que hoje se sofisticou, transformando-se em roupa de festas), exposição de fotos e a tradicional cerimônia do chá de menta, um ritual que representa a hospitalidade marroquina.
Programa das arábias!

SERVIÇO

Conjunto Nacional, av. Paulista, 2073, Consolação, das 10h às 19h; até domingo, 29 de novembro.