FOLHA DE UVA LEVA A TRADICIONAL COMIDA LIBANESA PARA PINHEIROS

5.11.15 Simone Galib 0 Comments


  Fui conhecer o novo endereço do Folha de Uva, um dos cardápios libaneses mais tradicionais de São Paulo. Depois de 20 anos nos Jardins, o chef Samir Cauerk Moysés mudou-se para a rua Joaquim Antunes, em Pinheiros, no quarteirão onde estão hoje alguns dos restaurantes mais bem frequentados da cidade.


O novo salão do Folha de Uva                                                                                                fotos Divulgação

  Além da casa nova, aliás, super charmosa e espaçosa, a outra novidade é que agora existe apenas o serviço à la carte, porém, mantendo o almoço executivo, de segunda a sexta, por um preço bem honesto (R$ 35,90).

 O cardápio é variado, incluindo as receitas tradicionais e aquele tempero, à base de especiarias milenares, que os árabes conhecem tão bem. Parece comida da vovó.

 E, de fato, é. Samir Moysés usa as receitas trazidas nos livros de seu avô materno, Elias Hallab Cauerk, conhecido à época como o chef Hallab. Ele chegou ao Brasil, em 1900, para buscar uma nova vida, a exemplo de tantos sírios-libaneses, trazendo na bagagem anotações, especiarias e todo o material de sua cozinha.

 Em 1901, abriu o Do Oriente para o Ocidente, na rua da Alfândega, no Rio de Janeiro, que foi considerado o primeiro restaurante típico libanês de que se tem registro no Brasil e que funcionou até 1940.



   Além de todas as mezzés (pastas de entradas), tabule, mini esfihas, kibes frito e cru, alguns pratos mais famosos da casa são o Fatti de Cordeiro, o Bacalhau Mourisco e a Mussaka (este feito com berinjela e carne moída). O charutinho de uva e a kafta são igualmente saborosos. Sem falar na salada Fatouche com nozes e romã. 

  Há ainda opções de sanduíches, como o Bastermá e o Cheese Kafta, criados pelo próprio chef. No quesito sobremesas, experimente o Mhallabye (manjar de leite com calda de damasco e água de flor de laranjeira). E, para fechar, um coquetel de áraque com licor de menta.

 Um almoço ou jantar das arábias, literalmente! 


FOLHA DE UVA
Rua Joaquim Antunes, 234, Pinheiros, tel. 11 3062-2564
www.folhadeuva.com