SUL DOS EUA: SAVANNAH É COISA DE CINEMA!

30.12.15 Simone Galib 0 Comments


    Uma das melhores surpresas desta minha viagem para o Sul dos Estados Unidos foi desembarcar em Savannah, no Condado de Chatham. É a cidade mais antiga do estado da Georgia (fundada em 1733) e também uma das mais charmosas, tanto pela arquitetura quanto pelo astral.

  Savannah é acolhedora, colorida, cheia de gente jovem circulando pelas ruas e repleta de áreas verdes. São mais de 20 praças com árvores milenares, parques e bons restaurantes. Em 2014, entrou no ranking das dez melhores cidades dos EUA da conceituada Travel + Leisure Magazine. Recebe cerca de 7 milhões de turistas por ano.
  
          Tour de carruagem                                        Visit Savannah/Divulgação

   Com todo esse charme, é também uma das preferidas dos cineastas norte-americanos. Serviu, por exemplo, de cenário para vários filmes, como Forest Gump, com Tom Hanks, e Midnight in the Garden of Good and Evil (Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal), entre tantos outros. 

 Outro detalhe curioso: é considerada a cidade mais “assombrada” da América. Tem até um tour tipo “caça-fantasmas”, que percorre à noite locais onde, diz a lenda, há aparições de espíritos que ainda vivem por lá, “alguns petulantes, outros amigáveis, uns tristes, e outros ainda assustadores”. Uau!!!
   
Casas em estilo vitoriano                                           Visit Savannah/Divulgação

   Ali, o melhor a fazer é andar muito a pé. E essa caminhada deve começar pelo centro histórico, onde estão vários monumentos e boa amostra de sua arquitetura, que inclui edifícios coloniais e vitorianos, impecavelmente restaurados, bares, cafés, ruas residenciais descoladas e igrejas seculares, como a bela Catedral de São João Baptista.

   
A Catedral de São João Baptista, no centro histórico Fotos Simone Galib

  Ainda no centro histórico, é uma delícia caminhar pela River Street, onde muitos edifícios, hoje transformados em hotéis, mantêm a arquitetura do século 19. É um dos lugares mais movimentados, com inúmeras lojinhas de souvenirs e de guloseimas.

   Por falar nisso, é fundamental entrar na Savannah´s Candy Kitchen, a mais tradicional da cidade e com os mais diferentes tipos de doces, balas, bolos, sorvetes. A gente não sabe nem para onde olhar de tantas delícias coloridas espalhadas por todos os cantos, sem contar com o aroma delicioso que toma conta de toda a loja.


A River Street margeia o rio Savannah, de onde partem passeios de navio, com brunch e jantar, para explorar a região.  O pôr do sol ali é realmente incrível! (savannahriverboat.com). Tem até um antigo navio pirata ancorado. Savannah, de fato, é uma viagem no tempo, mas sem abrir mão da modernidade.



 Embora tenha muita área verde, é o Forsyth Park, com árvores frondosas cheias de pássaros e até de esquilos, um dos locais prediletos dos moradores para fazer exercícios e curtir a natureza. Tem um enorme chafariz, aliás, o point predileto de self dos turistas. 
                                                                Foto Simone Galib

 Fechando essa caminhada pelo centro, tome um delicioso sorvete, um milk shake ou café expresso (este, o sonho de todo brasileiro nos EUA), no Leopold´s Ice Cream (leopoldsicecream.com). A sorveteria tem 100 anos de história, paredes forradas com cartazes de cinema pelo fato de o proprietário ser amigo de atores e atrizes de Hollywood. e as receitas de seus saborosos ice creams a família guarda a sete chaves. É um dos lugares mais bem frequentados de lá.


 Acha que acabaram as descobertas na Geórgia?

 Não, as Golden Isles nos esperam... 

Conteúdo também publicado na revista Viagens S/A
www.viagenssa.com.br