UM ROTEIRO CHEIO DE RITMOS E SABOR PELO SUL DOS EUA

29.12.15 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments



 Se você costuma viajar a Miami, Nova York ou Califórnia e pensa que conhece os Estados Unidos, essa ideia não é exatamente verdadeira. Claro que nesses locais estamos na América, mas eles têm uma cultura miscigenada, fruto da imigração e do grande fluxo de turistas dos mais diversos países do mundo, com diferentes sotaques e costumes. 

 Para vivenciar o autêntico american way of life inclua o Sul do país no próximo roteiro. Você vai se sentir, literalmente, em diversos cenários de filmes, interagindo com gente muito hospitaleira e tranquila. Eu percorri essa região, conhecendo praias, montanhas e um pouco da história. Então, agora posso dizer com um pouco mais de propriedade: conheço os EUA!
  
 Em estados como Georgia, Tennessee e Carolina do Sul encontramos parte das verdadeiras raízes da América do Norte e alguns dos seus maiores símbolos.

 O jeito tipicamente americano de viver está na gastronomia, nos destilados, na música, nos monumentos históricos, na rotina pacata da população, nas casas sem portões ou grades, instaladas em ruas tranquilas, arborizadas e extremamente limpas.

 Esse estilo ainda é muito marcante nas paisagens de cidadezinhas bucólicas, onde à tarde as pessoas sentam-se em confortáveis cadeiras na praça central, em frente a um enorme chafariz, para ler um livro ou simplesmente deixar o tempo passar, ao som de blues e da música country. Ou ainda vão dar uma volta na roda gigante – porque praticamente toda cidade tem a sua, exibida sempre com o maior orgulho, e além disso eles adoram parque de diversões.
  
 É um modo de viver muito peculiar, em que dificilmente vamos ouvir outra língua que não seja o inglês – e com sotaque sulista. Até arriscam um espanhol. Mas, esqueça, porque você não está na Flórida, Orlando ou Nova York.

 Porém, o mais interessante é que junto a esse modo de vida pacato, com jeito de cidade do interior, onde ainda muitos se chamam pelo nome, também marcam presença a modernidade, a tecnologia, as grandes redes de lojas de departamento, os melhores supermercados, ótimos museus, os outlets (hoje não mais tão atrativos ao nosso poder de compra), as principais cadeias hoteleiras, super aquários e o showbiz. O Sul é cheio de ritmos e de suingue!.

St Simons Island, na Georgia; Greenville, Carolina do Sul; Great Smoky Mountains, no Tennessee; Fonte dos Aneis, Atlanta 

  Atlanta, na Georgia, é a porta de entrada para quem vai de avião. Tem um dos aeroportos mais movimentados do mundo, o Hartsfield-Jackson, que está somente a duas horas de voo de cerca de 80% das 150 maiores áreas metropolitanas do país.

  Abriga também o World of Coca-Cola, um espaço multimídia que conta a história de um dos produtos mais populares do planeta. Georgia tem ainda cidadezinhas históricas, como Savannah, e ilhas paradisíacas, de água cristalina e vida mansa, que não por acaso foram batizadas de Golden Isles (ilhas douradas).

 Em Tennessee, berço da música country, do blues e do soul, entre outros ritmos, há parques nacionais, como o Great Smoky Mountains que nos leva para as alturas e nos tira o fôlego, literalmente. Na Carolina do Sul, mais cidadezinhas bucólicas à beira-mar, que têm um quê de Caribe, e oferecem uma ótima infraestrutura para esportes náuticos, campos de golfe e atividades ao ar livre.


 Enfim, cenários diferentes de mar e montanhas são o que não faltam nessa região, ainda pouco explorada pelos brasileiros, que adoram os Estados Unidos (o Brasil é o quinto mercado emissor de turistas para o país). 

 Prepare-se para uma farra gastronômica, porque a comida é farta, diversificada, apimentada e vem em porções generosas, bem do jeito que eles gostam.

 Vou falar aqui sobre esse roteiro incrível. Um capítulo por dia.

 Follow me!

Conteúdo também publicado na ed. 39 da revista Viagens S/A
www.viagenssa.com