CONCERTO DE JOÃO CARLOS MARTINS E PASSEIOS GRATUITOS VÃO AGITAR O CENTRO NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

22.1.16 Simone Galib 0 Comments


  Faz tempo que você não dá umas voltas pelo centro de São Paulo? Ou ainda está hospedando em casa algum amigo estrangeiro? Então, aproveite o aniversário de 462 anos da cidade, na próxima segunda-feira (25), para circular – em segurança e sem gastar - por lugares que valem a pena ser vistos, ou revistos; conhecidos ou reconhecidos sob um novo olhar.

 Como a cidade não dorme, nem mesmo no feriado, acorde cedo porque a programação no centro será bem bacana e tem trilha sonora de altíssima qualidade.

 
O maestro João Carlos Martins               Foto Fundação Bachiana/Divulgação
 Que tal começar com um concerto dentro da Catedral da Sé com a Bachiana Filarmônica Sesi-SP, regido pelo super maestro João Carlos Martins? Os concertos dele são mágicos. A música clássica vai tomar conta da catedral logo após a missa das 9h, realizada pelo cardeal arcebispo de S.Paulo, d.Odilo Pedro Scherer.

  
Logo na sequência, caminhadas. A São Paulo Turismo (SPTuris) vai oferecer um roteiro guiado, a pé e gratuito, aos lugares que contam um pouco a história da metrópole.

 Apesar do descaso com alguns dos seus principais monumentos, edifícios e da deterioração sofrida ao longo dos últimos anos, o Centrão – como é chamado por alguns paulistanos – tem lá o seu charme e construções incríveis.

  O programa será de duas horas e vai passar pelo Largo São Francisco, Sé, Igreja do Carmo, Solar da Marquesa, Pateo do Colégio, Mosteiro São Bento, Edifício Martinelli, Vale do Anhangabaú, Praça Ramos e o Theatro Municipal, um dos símbolos da cultura da cidade.

 O ponto de partida (e chegada) será em frente ao Edifício Matarazzo, sede atual da prefeitura, com saídas a cada 30 minutos, em grupos de 25 pessoas (veja os horários no final deste post).


PASSEIO DE TRÓLEBUS

O passeio turístico de trólebus é gratuito e vai percorrer o centro   Foto SPTrans/Divulgação
 Outra boa dica – e o que é melhor, também gratuita – será o passeio turístico de trólebus, oferecido pela São Paulo Transportes (SPTrans), que vai sair do Pateo do Colégio.

  O roteiro inclui o Mosteiro do São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Viaduto do Chá, Theatro Municipal, Praça da República, Edifício Itália, Biblioteca Mário de Andrade, Largo São Francisco e a Catedral da Sé.

 
Gente a pé, de bike ou de carro: assim é o centro de São Paulo                           Foto José Cordeiro/SPTuris
Detalhe: guias de turismo vão contar curiosidades da capital e ainda tem os Trovadores Urbanos, tocando MPB e choro. Tudo de bom, não?

EDIFÍCIO MATARAZZO

Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo  Foto José Cordeiro/SPTuris
   A prefeitura também vai abrir as portas para visitação do Edifício Matarazzo, inaugurado no final da década de 1930 como sede das indústrias do empresário Francisco Matarazzo Júnior.

 Você poderá percorrer o hall principal e o Jardim Walter Galera, que foi projetado originalmente para receber desfiles de moda das indústrias Matarazzo. E hoje alguns estilistas contemporâneos também o resgataram para mostrar suas coleções nas temporadas de moda na cidade. Vale a trip!

SERVIÇO

TOURS GUIADOS A PÉ - A primeira saída do período matutino acontece às 9h e a última, às 11h30. Os passeios da tarde começam às 13h e a última partida será às 15h30. Em frente ao Edifício Matarazzo, estará localizada uma Central de Informação Turística Móvel, onde os interessados devem retirar as senhas a partir das 8h30, para os passeios matutinos, e das 12h30, para os vespertinos.

PASSEIO DE TRÓLEBUS - As saídas acontecerão a cada quatro minutos, do Pateo do Colégio,  entre às 9h e 15h, e o percurso tem duração prevista de 40 minutos.


EDIFÍCIO MATARAZZO - Os horários das visitas serão às 10h, 12h, 14h, 16h e 17h, organizadas por meio de senhas, que deverão ser retiradas a partir das 9h30, na Central de Informação Turística Móvel estacionada no local, até 16h30, ou até que não haja mais senhas para distribuição.