VOCÊ VIAJA EM SEGURANÇA DIGITAL? SAIBA COMO SE PROTEGER

15.1.16 Simone Galib 0 Comments


 A segurança digital durante as viagens hoje é quase tão importante quanto à física, porque a nossa vida pessoal e profissional foi parar dentro do smartphone –este parceiro inseparável de quem não conseguimos tirar os olhos. E existem dicas simples, mas muito importantes, que podem evitar sérios transtornos, seja em roteiros domésticos ou internacionais.

 A AVG Technologies, uma das líderes globais em segurança online com 202 milhões de usuários, preparou um “roteiro” especial para os viajantes brasileiros. Afinal, estamos em plena temporada de verão. E, apesar da crise, as viagens continuam, sejam a lazer ou a negócios.

DINHEIRO EM ESPÉCIE OU CARTÃO DE CRÉDITO?
 Leve sempre uma quantia razoável em espécie, porque muitos estabelecimentos pequenos, mesmo em locais turísticos, aceitam apenas dinheiro.
 Se viajar ao exterior, existem muitos apps que fazem as contas da conversão de valores para a moeda local. Caso precise de um ATM (caixa eletrônico) lá fora, tente um app como o Localizador ATM, disponível para Android e IOS.
 Os especialistas em segurança desaconselham usar o cartão de débito para qualquer coisa além de saques em caixas eletrônicos. Para outras transações, pague com dinheiro ou cartão de crédito. É mais seguro.

COMO USAR O CELULAR NO EXTERIOR?
A rede de telefonia móvel brasileira funciona sob a tecnologia GSM (Global System for Mobile), que é a mesma rede predominante na Europa. Então, por lá os problemas costumam ser menores. Já na América do Norte, a rede CDMA é mais popular e para conseguir conectá-la oriente-se antes com a sua operadora.
 Se quiser fazer ligações para outros países durante a sua viagem, compre um SIM (chip pré-pago) logo que chegar, para economizar nas chamadas. Se preferir usar seu próprio aparelho, é bom fazer um plano de dados e ligações internacionais antes de sair do Brasil, porque as tarifas são muito altas.

APARELHO DESLIGADO
 Outra dica importante é desligar o celular quando não estiver usando, assim como o 3G ou 4G, os dados do aparelho e os dados em roaming. Um bom truque é colocar em modo avião, porque ele desabilita automaticamente downloads e atualizações, ou os restringe apenas a áreas com conexão Wi-Fi.
 Redefina também todas as suas estatísticas de uso para que possa manter o controle de quanto você está usando o seu telefone, mensagens de texto, whatsapp etc.


CUIDADO COM O WI-FI LIVRE

 Não tem nada melhor do que chegar a algum lugar e acessar o Wi-Fi. Porém, é nesse tipo de rede aberta que muitos dados são roubados. Seja no café, no restaurante, no aeroporto ou até mesmo no hotel, peça sempre o nome da rede e senha antes de se conectar. Muitos hackers usam a nomenclatura de Wi-Fi free e os usuários caem no golpe de imediato.
 Evite também divulgar qualquer informação importante, como dados bancários, de cartões de crédito e informações pessoais, nos pontos de Wi-Fi gratuito. A AVG tem um aplicativo grátis, o Wi-Fi Assistant, o qual permite que você criptografe seus dados quando estiver em trânsito. Além disso, ele ajuda economizar a bateria porque desliga a busca por Wi-Fi do seu smartphone quando não estiver em uso.

 Ah... também deixe o seu pau de selfie em casa, porque pedir ajuda para tirar fotos é uma das melhores maneiras de conhecer pessoas quando estamos batendo nossas asas por aí.