CAMPANHA ALERTA PARA A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES DURANTE O CARNAVAL

2.2.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

   
  Já em ritmo de Carnaval está sendo lançada a campanha #MeuNúmeroÉ180. Inspirada no clássico samba Pelo Telefone, de Donga, tem por objetivo incentivar a busca por serviços públicos especializados de atenção às vítimas de eventuais violências por meio da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério de Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.  A iniciativa tem o apoio da ONU Mulheres.

 A campanha alerta as mulheres sobre o direito de viver sem violência e o que devem fazer em situações conflituosas. Elas podem acionar o Ligue 180, serviço gratuito e disponível 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. Então, serão orientadas como fazer a denúncia, localizar os serviços de polícia, justiça e saúde mais próximos.

 O serviço, confidencial, pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil e de mais de 16 países na América do Sul, Europa e Estados Unidos.

RAPAZES, MAIS SOLIDARIEDADE

  Para os homens, a campanha manda a mensagem de que devem ser solidários às mulheres, colaborar para evitar a violência e apoiá-las em casos de agressões. Para a sociedade em geral, a ação defende que "a violência contra as mulheres é inaceitável e que todos devem desenvolver cultura e atitudes voltadas à igualdade de gênero”, diz Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

 A campanha foi desenvolvida pelas agências The Aubergine Panda e Lynx, sem fins lucrativos, inspiradas nos inúmeros depoimentos e manifestações que surgiram nas redes sociais em 2015, com histórias de assédio e violência.

 Inspirada na comemoração dos 100 anos do samba, a campanha brinca com a música Pelo Telefone: O chefe da folia pelo telefone manda me avisar que com a violência não dá para brincar

 “Aproveitamos o samba para passar a mensagem”, conta Letícia Galvão Bueno, diretora-geral da The Aubergine Panda.

ENTRE NESTE BLOCO

 Todos podem participar. As pessoas e empresas interessadas devem entrar no site www.meunumeroe180.com.br e baixar os posts disponíveis, compartilhando-os em suas redes sociais com a hastag #MeuNúmeroÉ180. O vídeo da campanha pode ser acessado em https://vimeo.com/153559702.

 Violência contra a mulher é crime e deve ser denunciada!