TOME CAFÉ SEM CULPA: A BEBIDA É PODEROSA!

14.4.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

  
  Hoje é o Dia Mundial do Café. Mas para grande parte dos brasileiros, toda hora é hora para tomar um bom café. É uma bebida aromática, saborosa, que traz bem estar e prazer. Meu dia, por exemplo, só começa depois de uma boa xícara de café...

 Mas o que faz o café ser algo tão essencial em nossa vida?
  
 Para a pesquisadora Silvia Oigman, do Instituto D´Or de Pesquisa e do Ensino (IDOR), o segredo pode estar na riqueza de seus compostos voláties, que se dissipam no ar, com muitas nuances, tanto no olfato, quanto no paladar, o que atrai as pessoas. Silvia lidera um grupo de pesquisadores que investigam, por meio de ressonância magnética, o comportamento do cérebro diante desse estímulo olfativo.

 “É uma potência em aromas, com mais de mil compostos voláteis, nunca vistos em nenhuma outra espécie vegetal. Um café de boa qualidade, processado corretamente, tem diversas notas sensoriais como chocolate, caramelo, nozes. O cheiro e o sabor são os maiores responsáveis por seu consumo”, diz a neurocientista.

 Seria só isso mesmo?

 Para Marcelo Cossenza, pesquisador do IDOR e da Universidade Federal Fluminense, a cafeína traz vários efeitos benéficos para o corpo e para o cérebro. Favorece a funcionalidade, melhora a percepção, a consolidação da memória, previne a depressão, reduz a diabetes do tipo 2 e pode até reduzir os sintomas associados à doença de Parkinson. “É ainda muito utilizada pela indústria farmacêutica por suas propriedades analségicas e termogênicas”, completa.


 Eta cafezinho bom!