CULTURA DE LUXO: 1º LOUVRE FORA DA FRANÇA SERÁ ABERTO EM ABU DHABI AINDA ESTE ANO

19.5.16 Simone Galib 0 Comments

 Os milionários do Golfo Pérsico estão criando uma nova ilha de cultura. Até o final deste ano está prevista a inauguração do Museu do Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o primeiro fora da França.
 Assinado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, terá uma área de 24 mil m², sob uma enorme cúpula. E sua exposição de abertura deve receber obras de Leonardo da Vinci e Andy Warhol.

  A estética do Louvre árabe, que fica em uma ilha natural adaptada, é futurista, como eles tanto gostam. Dá a sensação de estar suspenso sobre as águas e as paredes permitem padrões de luz e sombras em seu interior. Será 55 edifícios dentro da super cúpula, com 180 metros de diâmetro. Cada um terá uma sala de exposição própria.
 Cerca de 300 obras de arte serão emprestadas de 13 instituições francesas para a estreia, incluindo o Musee d´Orsay, o Chateau de Versailles e o próprio Louvre. Entre as obras, estão incluídas a pintura La Belle Ferronière, de Leonardo da Vinci, La Nature Mort au Magnolia, de Henri Matisse, e Big Electric Chair, de Andy Warhol.
  Já o acervo permanente terá peças selecionadas de centros europeus. A ideia é fazer uma ponte entre a arte ocidental e a oriental. Haverá ainda um museu infantil, café e restaurante, além de guias multimídias em árabe, inglês e francês.
 
                                                                                                                                       Fotos Divulgação
  Mas os projetos do Distrito Cultural Saadiyat são ainda mais ambiciosos. Estão a pleno vapor a construção do Museu Guggenheim Abu Dhabi, o Museu Nacional Zayed e o Museu Marítimo, com previsão de abertura em 2017.
   O que o dinheiro dos sheiks do petróleo não faz, hein?
   A cultura agradece!