FIM DE SEMANA: LEVI´S 501 FAZ FESTA EM SP PARA COMEMORAR OS 143 ANOS DA CALÇA ÍCONE

19.5.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


 Quem não tem (ou teve) em seu closet uma Levi´s 501? A calça jeans mais famosa do planeta completa 143 anos e continua sendo um objeto de desejo, sempre símbolo de expressão de muitas gerações. A data vai ser comemorada com festa neste sábado (21), no seu espaço cultural, em São Paulo.

 Este é um caso de amor antigo. A primeira calça surgiu em 1873 e ganhou o nome de 501 porque era o número do lote do tecido usado para confeccionar a peça. Levi Strauss batizou a calça de 501 para identificar a novidade com os rebites de cobre já patenteados pela Levi Strauss & Company.

 
Modelo de 1890, usado pelos trabalhadores das minas da Califórnia
Criada para vestir os trabalhadores das minas, na Califórnia, que precisavam de uma roupa resistente, ela passou por trabalhos pesados, enfrentou guerras, atravessou fronteiras, invadiu os cinco continentes e continua super atual e símbolo dos jovens.

A peça continuou sendo fabricada, com alguns ajustes e modificações, já que ganhou as ruas dos Estados Unidos. Até as mulheres entraram na onda, causando espanto já que pertencia ao universo masculino. Era quase um escândalo!


 Na década de 1950, a Levi’s® tornou-se ícone da cultura americana Rebel impulsionada pelos ídolos da indústria cinematográfica – os jeans foram destaques em filmes como Hot Rod Rumble, The One Wild e Blackboard Jungle. Em 1957, Elvis Presley toma conta da música e do cinema, sempre usando Levi’s.

 A geração hippie chegou com seus protestos pacíficos, usando como uniforme de liberdade os jeans Levi’s®. O maior evento musical da época, Woodstock, vestiu-se de jeans durante os três dias.

 Em 1971, Andy Warhol criou a capa do álbum Sticky Fingers, dos Rolling Stones, com Mick Jagger vestindo um jeans zip fly da marca. Outro ídolo da música americana, Bruce Springsteen, usou seu jeans na capa do álbum Born in The USA, lançado em 1984. Em 1989, o mundo viu cair o Muro de Berlim. Muitos jovens do bloco Leste puderam comprar pela primeira vez um jeans que não fosse do mercado negro.
 
Levi´s 501: básica, objeto de desejo e atual
 Na virada do milênio, a revista Time elegeu a Levi’s® 501® como o melhor item da moda do século 20, ganhando da minissaia e do famoso tubinho preto. E, ao longo de todo esse tempo, o jeans foi reinterpretado por estilistas e designers, como Damien Hirst e Jean Paul Gaultier, ganhando botão de ouro, cores e muita customização.

Um dos ambientes da Casa Levi´s, espaço descolado com música, moda, arte e design
 A Levi’s® criou o Original’s Studio, dando seguimento à Casa Levi’s®, um espaço com música, design, moda, artes e gastronomia, no bairro de Santa Cecília, centro da capital. Durante um mês, bandas autorais de todo o país se inscreveram pelo site da marca para participar do projeto que culminará com a gravação de um material das eleitas.

  As três bandas mais votadas estarão no palco da Casa Levi’s® neste sábado (21) para celebrar os 143 anos da calça ícone, sinônimo de liberdade, juventude e rebeldia! O agito começa após às 18h!