MAIOR TÚNEL SUÍÇO DO MUNDO LIGARÁ ZURIQUE E MILÃO EM 2 HORAS E MEIA

24.5.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

 
Viajar de trem pela Europa é uma das melhores maneiras de desfrutar de incríveis paisagens, de uma rede ferroviária muito bem estruturada e de ótimos serviços. E na Suíça o que já era bom, vai ficar melhor ainda, com a inauguração do Gotthard Base Tunnel (GBT), que vai ligar Zurique a Milão em cerca de duas horas e meia. Hoje, este percurso leva mais de quatro horas.

  O projeto é ambicioso. Após 17 anos de construção e inúmeros desafios, a um custo de US$ 12 bilhões, o túnel já é considerado o mais longo e mais profundo do mundo.  Ele atravessará os Alpes rochosos em profundidades que atingem 2.286 metros e tem 57 km de extensão.

 
O túnel que foi construído em 17 anos no maciço do Gottard                           Fotos Divulgação
Segundo a NBC, a escavação retirou cerca de 31 milhões de toneladas de rochas, um volume suficiente para se construir cinco pirâmides de Gizé, no Egito. Uau!

 
  Além de unir os países vizinhos, como Roterdão, Holanda, Antuérpia e Bélgica com portos do mar Adriático, ele vai fazer a ligação entre as regiões ao norte e ao sul dos Alpes suíços. Cruzar os Alpes, a 240 km/h, vai levar menos de 17 minutos. Sem falar nas paisagens deslumbrantes ao longo do caminho.
  
 O GBT não é apenas rápido, mas também sustentável: vai reduzir a poluição do ar ao longo das rotas comerciais e também o número de caminhões nas estradas. Coisas da Suíça, um dos países mais organizados e disciplinados do mundo.

  A viagem inaugural acontece no próximo dia 1º de junho, levando a bordo representantes suíços e chefes de Estado de países vizinhos, como Angela Merkel, da Alemanha, o presidente francês, François Hollande, e o primeiro ministro italiano Matteo Renzi, entre outros.


  O serviço regular do GBT está previsto para começar em 11 de dezembro de 2016. Se você for passar o final de ano na Suíça, embarque nessa!