NOVO GOLPE NO FACEBOOK ATINGE USUÁRIOS BRASILEIROS

24.5.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


Atenção internautas: uma campanha maliciosa de peso está atingindo nos últimos dias os usuários do Facebook no Brasil. As vítimas têm seu perfil usado por um aplicativo para disseminar links de supostos vídeos entre os seus contatos. O golpe usa 93 domínios para se manter ativo, tanto na versão desktop quanto na móvel.

 O alerta foi feito nesta terça-feira (24) por especialistas da Kaperssky Lab, empresa global de cibersegurança. Os usuários infectados disseminam postagens com temas sensacionalistas, como traição entre conjugues, conteúdos pornográficos e até mesmo usam nomes de celebridades para atrair suas vítimas.


A maioria dos posts maliciosos exibe vídeos do domínio motoresporte.com e grande parte deles não tem conteúdo.

 Ao clicar no link, é solicitado ao usuário a autorização para acessar uma aplicação interna do Facebook no perfil. Assim, ele acaba passando o controle da conta e seus dados pessoais (como email) ao cibercriminoso, que passará a usar o perfil para ampliar o golpe na rede social.

COMO RESOLVER



 Para remover o app malicioso, você precisa acessar as configurações do Facebook de um desktop e clicar na opção Aplicativos. Nesta página, remova todos os aplicativos desconhecidos.

 Entre eles, podem estar os do golpe, que têm nomes como aeroplay.top e aguiavideos.top, entre outros. Feito isso, troque imediatamente a senha, caso contrário o usuário ainda terá acesso ao perfil.

A lista completa com os domínios maliciosos pode ser vista aqui
#facebook #redesocial #novogolpe