CULTO AOS DEUSES ANTIGOS VOLTA À GRÉCIA MODERNA

14.6.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

  
 Zeus e os deuses gregos “estão de volta”. E não se trata de roteiro de filme de ficção ou de super-heróis, não! É que nos últimos anos, surgiram Grécia várias igrejas voltadas à adoração de figuras mitológicas com seus cultos ancestrais.

Os novos adeptos dos velhos cultos dizem que o cristianismo substituiu as antigas práticas religiosas dos antigos, muitas vezes de forma violenta. Um desses novos templos é o Conselho Supremo Étnico de Helenos, fundado em 1997. Outra igreja é a comunidade religiosa Labrys.

 O curioso é que muitos dos chamados adoradores de deuses antigos são gregos modernos, buscando reavivar o espírito da fase helênica. Há até um festival, organizado pelo professor de filosofia, Tryphon Olympios, que já entrou para o calendário anual de eventos do país.

 Assim, “eles voltam às suas raízes”, diz o professor. E este é o propósito de movimentos semelhantes.
  

 O evento é realizado no sopé do Mount Olympus, a mais alta montanha do país, também conhecida como A Casa dos 12 deuses da Grécia antiga ou a Casa de Zeus.

  Hoje, é um parque nacional, a 263 km de Atenas, conhecido internacionalmente pelas belezas naturais e sua forte ligação com a mitologia grega.

  O movimento, porém, já provocou algumas reações. Uma igreja ortodoxa na ilha de Creta foi vandalizada pelos chamados “seguidores de Zeus”. 

 Incidentes semelhantes ocorreram no passado em praticamente toda a Grécia, uma vez que os primeiros cristãos gregos ergueram suas igrejas em locais onde existiam os templos de adoração dos deuses ancestrais.


 A história do mundo se repete!