LIVRARIA MAIS ANTIGA DO MUNDO É ABERTA AO PÚBLICO PELA 1ª VEZ

30.6.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


Quer conhecer a livraria mais antiga do mundo? É a al-Qarawiyyin, na cidade de Fez, no Marrocos, que está integrada a uma universidade e uma mesquita. Aliás, é também a universidade mais velha ainda em operação, segundo a Unesco. 
O pátio da mesquita totalmente restaurado                                   Foto Divulgação 

 O complexo foi fundado em 859 pela filha de um rico imigrante de al-Qayrawann (a atual Tunísia), que doou a herança recebida do pai para a construção da mesquita e um centro de conhecimento a sua comunidade.

 A livraria tem cerca de 4 mil manuscritos, entre eles o primeiro Alcorão, escrito na caligrafia Kufic. Abriga ainda em seu acervo o mais antigo conhecimento sobre a vida do profeta Muhammed, fundador do islamismo. 
 
Detalhes da arquitetura marroquina                   Foto Divulgação           


 Poetas místicos, filósofos, historiadores e economistas passaram pelas suas salas de aula entre os séculos 12 e 14. Nos tempos medievais, a universidade foi a ponte do conhecimento entre o Oriente e o Ocidente.

 Com o passar do tempo ela acabou deteriorada e fechada. Os livros raros, que estavam em péssimas condições, também foram recuperados, assim como os belos mosaicos e as fontes. O árduo trabalho durou três anos.
Sala de leitura da livraria mais antiga do mundo               Foto Divulgação

 Finalmente, esse verdadeiro museu da sabedoria ancestral foi aberto neste mês de junho à nova geração de leitores, 1.257 anos depois.