MANDAR EMAILS PROFISSIONAIS FORA DO EXPEDIENTE ESTÁ PROIBIDO NA FRANÇA

29.6.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


A internet nos deixa conectados o tempo todo. Mas folga é folga!
Parece que não mais, porque muita gente já não consegue separar sua vida profissional da pessoal.

 Se alguém da empresa sabe que você costuma dormir tarde, não hesita em mandar um email de trabalho em plena madrugada. E isso vale inclusive aos sábados e domingos em suas horas de descanso.

 Para deixar os trabalhadores menos estressados, a França aprovou recentemente uma lei, estabelecendo  que quem enviar emails aos seus funcionários após o término do expediente, poderá ser multado.

 A iniciativa foi tomada porque pesquisas revelaram ser praticamente impossível hoje as pessoas se desligarem do trabalho mesmo nas horas livres.

 Esses estudos mostraram ainda que agora há muito mais estresse do que antes da era digital. Mesmo estando fisicamente fora do trabalho, os funcionários não se desligam mentalmente, o que pode lhes causar esgotamento físico e até emocional.

 Por enquanto, a lei vale para empresas com mais de 50 funcionários. E vai ficar a critério dos empregadores definirem regras para que seja cumprida e os colaboradores possam realmente se desconectar para arejar a mente, nem que seja apenas por algumas horas.

 Uma iniciativa, no mínimo, saudável. Resta saber como vai funcionar na prática!