VAI AOS JOGOS OLÍMPICOS? EVITE CARREGAR SEU CELULAR EM TOTENS DE USB PÚBLICOS

23.6.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

  
  Sabe aquele hábito de chegar ao aeroporto e automaticamente usar os totens para carregar o celular via USB? Todos fazem isso no mundo inteiro. E não apenas durante as viagens, mas também em cafés, shoppings e táxis.

 Mas, aqui no Brasil os riscos são maiores, principalmente para quem vai assistir às Olimpíadas, no Rio de Janeiro, em agosto. Além de carregar o aparelho, a conexão por USB permite a transferência de dados. Então, é possível preparar um ataque a um modelo específico ou para vários.

  Aparelhos modernos já permitem bloquear a comunicação com o telefone. Mesmo assim, alguns dados ainda podem ser roubados, como modelo, número IMEI e status da bateria, entre outros. Porém, o maior risco mesmo é infectar com vírus o smartphone.
   
  Os especialistas da Kaspersky Lab, empresa global de cibersegurança, dão algumas dicas para evitar problemas em trânsito:
1)       Sempre use seu carregador. Não compre cabos de fabricantes desconhecidos.
2)       Use sempre a tomada para recarregar seu celular em vez de a porta USB, especialmente nos aeroportos ou em outros lugares públicos.   
3)        Não use os cabos de carregamento que ficam nos totens ou em táxis.
   
  
  Esses alertas têm sido passados tanto aos turistas nacionais quanto aos estrangeiros. Fique esperto, afinal a fase no Brasil não é das melhores!