O AMOR ESTÁ NO AR - E NAS PAISAGENS DE SONHO DA COSTA AMALFITANA

5.7.16 Simone Galib 0 Comments

 Pensou num local romântico, cheio de charme, onde podemos sonhar acordados ou ir dormir sonhando? Acertou se a resposta for a Costa Amalfitana, ao sul de Nápoles, e uma das regiões mais bonitas da Itália.
  
 São quase 60 quilômetros de costa, às margens do mar Tirreno, com águas que vão do verde-esmeralda ao turquesa. Hotéis de luxo, outros mais bucólicos, ótimos restaurantes, estradinhas cinematográficas e passeios de barco são o sonho de viagem de qualquer um, especialmente dos casais. 

Afinal, o lugar é perfeito para lua de mel. Seu grande diferencial são as cerca de 20 vilas debruçadas sobre as encostas, entre elas Atrani, Positano, Ravello e Amalfi, entre outras, uma mais charmosa do que a outra.
  

Não por acaso é o refúgio de muitos endinheirados, especialmente agora, na alta temporada, que vão em busca de sol, de uma natureza exuberante e de todas as delícias da farta gastronomia italiana.

Maio, junho e setembro são os melhores meses para viajar. As temperaturas ainda estão agradáveis, os preços, mais baixos e os lugares, mais vazios. Agora, no alto verão, a Costa Amalfitana está bombando. Escolhi alguns highlights, entre vilarejos e hotéis, que não podem faltar no seu roteiro.

AMALFI, A MAIS FAMOSA
Considerada a principal cidade, fica bem no centro da Costa Amalfitana. E a Praia Grande, com suas espreguiçadeiras, é uma das mais descoladas e point do agito.
 Um dos melhores programas é perder-se entre as suas bucólicas ruelas. Fica cerca de 30/40 minutos de carro, tanto de Salermo quanto de Sorrento.

SOBRE AS ONDAS

A varanda de uma das suítes do Santa Caterine                Fotos Divulgação
  Ele surgiu em 1904 em uma antiga vila familiar com apenas 6 quartos. Hoje, o hotel Santa Caterine, em Amalfi, tem 66 quartos e é considerado um dos melhores da região.

 Construído em estilo art noveau sobre um rochedo, tem incríveis suítes, todas com varandas para o mar. Se for passear entre os limoeiros e laranjeiras do jardim você vai entender porque Liz Taylor e Richard Burton escolhiam o hotel como refúgio.

PURA SEDUÇÃO
 
 As casinhas coloridas no morro íngreme dão a Positano (a 1 hora e 20 minutos de Nápoles ou 20 minutos de Sorrento) uma vista de cartão-postal. Elas são deslumbrantes tanto à luz do sol, quanto à noite, quando ficam totalmente iluminadas.


    A cidade vertical, que lembra um presépio sobre as rochas, tem escadas no lugar de ruas e vista do mar parece uma concha. Pablo Picasso, Franco Zeffirelli e Liz Taylor foram hóspedes habitués nesse local mágico.

MAR E MONTANHAS

 Não deixe de ir a Ravello, o vilarejo mais cultural da região, com festivais de música, concertos, arte e jardins maravilhosos.

A praia de Castiglione: 186 degraus para pôr o pé na areia
  Ao contrário dos demais, não fica à beira-mar. Mas tem a sua praia, Castiglione – pequena, charmosa e cercada por um paredão de rocha. Só que para chegar a esse pedacinho de paraíso são 186 degraus.
 Se for de carro, a dica é parar em Atrani (foto)  e seguir a pé (cerca de 1 km) ou então em um dos estacionamentos. 

  Um dos hotéis mais luxuosos é o Belmond Caruso, com uma vista de perder o fôlego da costa. Construído em um palácio secular, tem uma das mais bonitas piscinas de borda infinita.Você não vai querer sair da água tão cedo!
Jantar à luz de velas no terraço do hotel Belmond Caruso, em Ravello
A piscina de borda infinita do hotel cinco estrelas