FOTÓGRAFA REÚNE 100 PARES DE GÊMEOS EM LIVRO INÉDITO

15.8.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

   
Imagens dispensam palavras. Elas nos tocam pela luz e por pequenos detalhes para contar uma grande história. É isso o que sentimos ao folhear o livro Gêmeos, que a fotógrafa Dadá Cardoso lança nesta terça-feira (16), na Livraria Cultura, do Shopping Iguatemi, em São Paulo.

  
Daniella e Gabriella Guterres Figueiredo, nas areias do Rio de Janeiro
 Ela clicou 100 pares de irmãos gêmeos, das mais diversas áreas, todos retratados de uma forma muito autoral e criativa, traços sempre presentes no trabalho desta profissional, que já teve suas imagens publicadas nos mais importantes veículos de comunicação do país. E com a qual eu tive o imenso prazer de trabalhar. Todas as fotos são em preto e branco.

 Dadá sempre foi fascinada por gêmeos. A princípio, “mais pela curiosidade, pela simetria”. E foi assim que saiu em busca dos personagens, tarefa que lhe custou mais de um ano louco de trabalho. “Encontrei senhoras que se chamam de bebê até hoje; viúvas morando juntas inconsolável em suas dores gêmeas; e pessoas amorosas.”

  E foi analisando essa cumplicidade que hoje ela afirma: 
"Todo ser humano, de algum um modo, é gêmeo. E todo gêmeo, de algum modo é univitelino."
  
 
As irmãs Maria Antonia e Maria Francisca Orleans de Bragança
  Há vários tipos de personagens, de todas as idades, sexos, classes sociais e profissões, não necessariamente famosos. Mas, eles também estão presentes, como Joana e Helena, netas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e as nadadoras do nado sincronizado, Bia e Bianca
, além de personagens de famílias tradicionais. Aliás, as nadadoras ganharam uma sobrecapa (foto no abre).


Os cartunistas Chico e Paulo Caruso
  O prefácio é assinado pelo médicos Alexandre e Ricardo Ghelman, gêmeos, e pelos cartunistas Chico e Paulo Caruso, igualmente gêmeos e retratados.
 O livro, além de inusitado e muito criativo, é lindo!

SERVIÇO

Lançamento: 16/08, terça-feira, das 19h às 21h30
Livaria Cultura do Shopping Iguatemi, av. Faria Lima, 2.232, São Paulo

#fotografia, #dadácardoso, #gêmeos


0 comments: