MARCAS DE LUXO RECUPERAM PATRIMÔNIO HISTÓRICO MUNDIAL

14.9.16 Simone Galib 0 Comments


  Um movimento muito interessante acontece hoje no mercado de luxo.  Grandes marcas internacionais associam seus poderosos nomes à restauração de monumentos públicos e históricos. E a Itália tem sido uma das mais beneficiadas dessa nova, e muito positiva, estratégia de marketing.
  
 Em setembro, a famosa escadaria de Trinità dei Monti, na piazza de Spagna, no centro histórico de Roma, foi aberta novamente ao público. A restauração durou um ano e foi patrocinada pela joalheria italiana Bulgari, que desembolsou 1,5 milhão de euros.
  
 Com 135 degraus de calcário e mármore traventino, a escada ficou famosa por ter sido cenário de cinema. Foi ali filmada, por exemplo, uma cena histórica com Audrey Hepburn e Gregory Peck, em 1953, para o filme A Princesa e o Plebeu.

 Além de ser um dos locais mais fotografados para selfies, ela conduz à Igreja Santíssima Trinita dei Monti (ou Igreja da Santíssima Trindade dos Montes), cujo estilo renascentista resplandece lá do alto. As escadas foram construídas entre 1723 e 1726 e ao longo do tempo a obra acabou deteriorada por atos de vandalismo.


  Para os restauradores, os principais danos foram provocados por cigarros, vinho e chicletes. Tanto que eles discutem hoje proibir que o monumento seja ponto de encontro para comer ou beber em seus degraus.

CENÁRIO ÉPICO E FASHION
  

 A Fendi também impactou o mundo da moda, em julho de 2016, ao realizar o desfile em comemoração aos 90 anos da marca na Fontana di Trevi, outro monumento na top list dos mais famosos da capital italiana, que se transformou em passarela, e que foi totalmente restaurado por ela.

  As modelos desfilaram sobre uma plataforma de vidro instalada dentro da fonte, toda iluminada, arrancando suspiros dos convidados sentados ao redor e em frente ao monumento. A tradicional marca italiana vai restaurar outras fontes da cidade.  Enquanto isso, a marca de calçados de luxo Tod´s está reformando o Coliseu e o fundador da holding da marca de jeans Diesel banca a restauração da Ponte de Rialto, em Veneza.

TEMPO DO PÔR DO SOL   
Mais de 150 anos após a abertura de sua primeira Bottega di Orologeria, a Officine Panerai também está restaurando o famoso relógio do Duomo, de Florença, a poucos metros de sua própria boutique histórica, fundada em 1860.

 Pintado pelo grande artista renascentista Paolo Uccello (1397-1475), ele é um dos relógios mecânicos mais antigos ainda existentes e um dos poucos em operação com o mostrador de indicação da Hora Itálica, que mede o tempo entre um pôr do sol e o próximo. 

  O Brasil também não ficou fora dessas iniciativas do mercado de luxo. No final de maio, a  Louis Vuitton escolheu o Museu de Arte Contemporânea, conhecido como MAC Niterói, no Rio de Janeiro, para exibir a coleção Cruise 2017. A capital dos jogos olímpicos 2016 despontou para o mundo.

  Com transmissão online em tempo real pela maison, a arquitetura futurista do MAC, projetada por Oscar Niemmeyer, virou cenário internacional e assunto das revistas de moda mais importantes do planeta. A LV também se comprometeu a auxiliar a programação cultural do museu, que ficou fechado para reforma e reabriu em grande estilo.

  O verdadeiro luxo é preservar nossas memórias!

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