DESVENDADO O SEGREDO DOS CRISTAIS GIGANTES DO MÉXICO

28.11.16 Simone Galib 0 Comments


  A mina de Naica, no estado mexicano de Chihuahua, abriga em seu interior cristais gigantes e extraordinários, que teriam 500 mil anos.
  
 Localizada no município de Naica, é uma mina de chumbo, zinco e prata, operada pela Industrias Penõles, a maior produtora de chumbo do país. A imensa área dos cristais gigantes, onde dá para trafegar até de carro, foi descoberta por acaso durante uma operação rotineira de mineração.
   
 As cavernas contêm cristais de selenito (gesso) de até 1,2 metro de diâmetro e 15 metros de comprimento.

 Naica está em uma falha antiga e há uma câmara subterrânea de magma abaixo da caverna. O magma aquecia a água subterrânea, que foi se saturando com minerais, incluindo grandes quantidades de gesso.

Geologistas exploram a caverna com os cristais gigantes                                Fotos Reprodução/Geologyn.com
  Segundo o site geologyn.com, o espaço oco da caverna acabou preenchido com esta água quente, rica em minerais, e permaneceu cheio por cerca de 500 mil anos. Durante esse tempo, a temperatura da água manteve-se estável, a mais de 50 ° C. Isso permitiu que os cristais se formassem e crescessem, atingindo tamanhos imensos.


 Temerosos (e com toda razão), especialistas na área de geologia e cientistas estão aconselhando a empresa a preservar esse patrimônio milenar natural e fantástico da Terra.

0 comentários: