CONCERTO DE NATAL: JOÃO CARLOS MARTINS REGE CORAL DE CRIANÇAS REFUGIADAS EM SP

6.12.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

O maestro João Carlos Martins preparou um concerto de Natal que vai emocionar São Paulo: ele regerá o coral Somos Iguais, formado por 25 crianças de famílias refugiadas da Síria e da África (Congo e Angola).


 O coral infanto-juvenil faz parte do Projeto Humanitário, criado pela voluntária de causas sociais Daniela Guimarães. O objetivo é auxiliar nas condições de trabalho, saúde, educação e de moradia as pessoas que, vítimas de guerras e perseguição reconstroem suas vidas no Brasil.

 A ideia tocou o coração do pianista e maestro, que incluiu quatro apresentações em sua agenda, nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, no Teatro Santander, em São Paulo. "Ele não hesitou e embarcou", diz Daniela. O maestro também vai levar ao palco a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, a qual fundou (e que, por sinal, é maravilhosa).


Para João Carlos, "ter ao lado uma orquestra de ponta é algo que certamente ficará marcado para sempre na memória destas crianças". Ele contou também que os ensaios estão sendo feitos há 40 dias. "O desenvolvimento tem sido extraordinário e a música tem um poder multiplicador, incrível".

 Entre o repertório estão canções como Se essa rua fosse minha e The Lord be magnified, além de músicas eruditas de grandes compositores, como Bach. Está também incluso nesse belo concerto o repertório dos três tenores Plácido Domingo, Luciano Pavarotti e José Carreras, em hits como Amigos para Siempre e Nessum Dorma.

Ah... tem ainda o lado fashion. O estilista Amir Slama assina o figurino especial, feito com ideias com as próprias crianças, que participaram das criações. Ele também criou camisetas que serão vendidas, com a renda total destinada ao projeto.

Será ainda montada no teatro uma exposição de fotos e textos sobre a história do coral. O enredo, também filmado em vídeo, vai virar um documentário em 2017.

 Posso dizer que este, sim, é um grande presente de Natal para a cidade, mas principalmente para essas famílias que ganham gotas de esperança. Lindo projeto!  


#joãocarlosmartins, #teatrosantander, #somosiguais, #projetohumanitário

0 comments: