INDIGNAÇÃO É A PalavraDoAno QUE DEFINE 2016 NO BRASIL, DIZ PESQUISA

21.12.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

Os brasileiros elegeram a palavra INDIGNAÇÃO para resumir o ano de 2016. A pesquisa foi feita pela Cause, consultoria em gestão de causas, com intelectuais, comunicadores e influenciadores, usando uma amostra de 1 mil pessoas, de todas as regiões, idades e classes sociais.

 Foi a primeira vez que o país elegeu uma #PalavraDoAno, aliás, iniciativa tradicional na Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra. Nesses dois últimos países, a escolha foi pós-verdade (post truth).

A INDIGNAÇÃO em resposta à pergunta - "Como você definiria 2016?" - concorreu com zica (nos dois sentidos), desmoralização, bolhas e desafio. A votação foi realizada pela plataforma online OpinionBox.  

"Nenhuma palavra resume melhor o estado de ânimo dos brasileiros do que esta. Pelo perfil das finalistas, sabíamos que a escolha seria entre palavras fortes, carregadas de crítica. Dentre elas, INDIGNAÇÃO despontou na preferência popular em todas as idades e classes sociais, com 41,8% dos votos", diz o cientista político e coordenador da pesquisa, Leandro Machado.

 E ele vai além: "Se levarmos em conta o significado formal de indignação, que é ira intensa, ódio, raiva experimentada diante de injustiça, afronta, violação de normas, veremos que o povo está mandando um recado claro as nossas lideranças."

Outro detalhe interessante revelado pela pesquisa é que, apesar de INDIGNAÇÃO ter sido eleita pela maioria, há um perfil que está ainda mais indignado em relação aos demais: a mulher mais velha das classes C e D.


#PalavraDoAno, #Causes, #Indignação


0 comments: