5 ROTEIROS FANTÁSTICOS PARA VIAJAR NO BRASIL

21.12.16 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

  No eclético mundo das viagens, o lado positivo da crise econômica foi fazer com que os brasileiros redescobrissem o Brasil, com cenários naturais que enlouquecem os visitantes estrangeiros. O país tem seus problemas (e não são poucos), mas não está na mira dos atentados terroristas, como a Europa e os Estados Unidos, nem sofrendo os efeitos climáticos mais dramáticos, como terremotos, enchentes, a exemplo do que aconteceu recentemente em Lima, no Peru, e na Colômbia.

  A tendência de explorar os destinos de natureza continua forte em 2017, ano declarado pela Unesco como de desenvolvimento do turismo sustentável. E o Brasil também aparece nos planos dos viajantes (principalmente os de maior poder aquisitivo) internacionais, que buscam hoje vivências sob um novo conceito. Assim, estão em alta os programas que incluem muita natureza e experiências mais existenciais.

 Nossos parques naturais são maravilhosos. Escolhi alguns roteiros para entrar na sua wish list deste ano, que está repleto de feriados prolongados. A maioria ganha sempre destaque nas principais revistas de turismo e jornais estrangeiros. Mas muitos brasileiros ainda não os conhecem. E o mais interessante é que você pode conjugar avião e carro para viver grandes aventuras, criando o seu próprio roteiro 'dentro de casa'.

PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO

Distante e selvagem, fica na região leste do estado de Tocantins. São 34 mil m² de natureza exuberante, com dunas, lagoas, chapadas, cachoeiras, rios e nascentes. Em meio ao cerrado, surgem jardins de capins dourados e oásis com poços de água verde-esmeralda. Como se não bastasse, ainda há dunas alaranjadas de até 40 metros, perfeitas para curtir o pôr do sol. O acesso pode ser feito a partir de Palmas, Ponte Alta, São Félix do Tocantins, Mateiros ou Novo Acordo.
  Além disso, você pode fazer um detox digital porque usar celulares é difícil (ou até mesmo impossível) e as distâncias são grandes. Assim, é melhor ter a assessoria de uma agência de viagens local, com traslados e guias. Ali, a melhor conexão será mesmo com a natureza e com você mesmo.

PARQUE NACIONAL MONTE RORAIMA

Com 16 mil de hectares, esse parque na fronteira com a Guiana e a Venezuela, é o 7º ponto mais alto do país, com 2.727 metros de altitude e cerca de 2 bilhões de anos. Ficou famoso quando virou cenário da novela das nove da Globo, Império. É considerado um dos lugares mais exóticos do país e destino perfeito para os aventureiros. Dezenas de nascentes brotam de seu cume, dando origem a muitas cachoeiras, entre elas, a Salto Angel, considerada a maior do mundo, com quase 1 quilômetro de altura. Reserve pelo menos uma semana para conhecer lugares como o Marco das Três Fronteiras, o lago Gladys e o Vale dos Cristais. Você vai voltar revigorado!

CÂNION DO XINGÓ
 
   Navegar pelo rio São Francisco não é somente coisa de novela. E um dos passeios mais bacanas é visitar este cânion, entre Sergipe e Alagoas, no Nordeste, onde você pode conhecer recantos incríveis do Velho Chico, em catamarã ou lancha. Há paradas para mergulhos (em segurança, é claro) e, se quiser explorar melhor, isso pode ser feito com barcos menores que navegam em passagens mais estreitas do rio. O acesso pode ser feito a partir de Maceió (276 km até o município de Piranhas), ou via Aracaju, a 200 km de Canindé de São Francisco. Super trip!


CHAPADA DOS VEADEIROS
 No coração do cerrado, na região centro-oeste de Goiás, fica esse impressionante parque nacional, que atrai gente do mundo inteiro em busca de suas cachoeiras, mirantes, vales e muita energia. É também um dos lugares mais esotéricos do país. A chapada fica sobre uma placa de quartzo (cristal) e está no paralelo 14, a linha imaginária que também atravessa Machu Picchu, no Peru. Daí a aura mística do local. A porta de entrada é Alto Paraíso de Goiás, a 230 km de Brasília, que lembra um vilarejo hippie dos anos 1970, mas tem boa infraestrutura, com pousadas charmosas e até um hotel mais luxuoso.
 Entre as inúmeras belezas naturais, um dos destaques é o Vale da Lua (foto) cuja formação rochosa lembra o solo lunar. Ah... e pegar pequenos cristais nas trilhas, especialmente perto das cachoeiras, é também uma delícia. A melhor época para curtir a chapada é de abril a setembro, durante a seca, com dias quentes e ensolarados. Depois, costuma chover muito!
 Para chegar lá, alugue um carro no aeroporto do Distrito Federal e pegue a estrada, totalmente plana e em boas condições (o trajeto dura em média 3 horas).

PARQUE NACIONAL DOS APARADOS DA SERRA


Ele fica entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e uma de suas principais atrações é o Cânion Itaimbezinho. Com profundidade de 700 metros, paredões verticais e fenda estreita, é considerado um dos maiores das Américas. O toque final de beleza fica por conta das pedras rochosas enfeitadas pelo verde da Mata Atlântica. É também circundado pela Floresta de Araucária, lar de papagaios de peito roxo, jaguatiricas, guaxinim e leão-baio. Trilhas levam à melhor visão do cânion e guias acompanham os visitantes. Está a 196 km de Porto Alegre.

#parques naturais, #brasil, #chapadadosveadeiros, #tocantins, #natureza, #monteroraima, #velhochico, #cânions

0 comments: