MUNDO CONGELADO: NEVE NO SAARA E CHICAGO MAIS FRIO QUE MARTE

20.12.16 Simone Galib 0 Comments


O inverno no Hemisfério Norte está rigoroso -e curioso. Nesta segunda-feira (19), nevou no deserto do Saara. Além disso, Chicago, nos Estados Unidos, e o Canadá estão com temperaturas mais baixas do que o planeta Marte.

 O árido Saara - o maior deserto do mundo, com 8,6 milhões de m² e que cobre grande parte do norte da África, teve uma tempestade de neve, fenômeno que não acontecia há 37 anos. A primeira vez foi em fevereiro de 1979.

 O cenário, com um colorido inusitado, foi registrado por um fotógrafo amador, que levou o maior susto. O argelino Karim Bouchetata postou a imagem no seu Facebook e a história viralizou. Ele contou que a neve ficou sobre as areias do deserto por cerca de um dia antes de derreter. No verão, as temperaturas do Saara ultrapassam os 50ºC. 

 Enquanto isso, uma forte onda de frio neste início de semana derrubou as temperaturas de Chicago, nos EUA (foto), que ficaram mais baixas do que as do pólo norte e da Antártida (onde há apenas 20 dias de sol por ano, no verão).

 Segundo a Nasa, a sonda Curiosity registrou em Marte 2ºC por volta das 13h (horário de Brasília), enquanto Chicago congelava a menos de 21,8ºC e a sensação térmica era ainda mais baixa por conta do vento.

 Na Austrália, os moradores de Saskatchewan´s esperam fazer suas compras de Natal no sábado (24) com 23ºC abaixo de zero. A tempestade de neve que atingiu o país foi considerada a maior dos últimos 40 anos. Até os cangurus deram suas piruetas no gelo.


0 comentários: