DISTRITO DE ARTE É O LOCAL MAIS COLORIDO E CRIATIVO DE MIAMI

26.1.17 Simone Galib 0 Comments

 Miami é um lugar que respira arte, especialmente street art. Há muitos muros pintados e incríveis painéis, só que em locais específicos, limpos e organizados. É muito interessante circular por Wynwood Arts District para vivenciar essa interação harmoniosa dos artistas com a cidade e vice-versa.


    Wynwood era um bairro deteriorado e praticamente desconhecido. Antigo ponto de armazéns da Grande Miami, estava com seus galpões e fábricas fechados e muitos prédios não utilizados, que foram transformados em complexos de negócios criativos. A chegada da feira Art Basel a Miami, em 2002, acabou impulsionando, muito rápido, o distrito. Hoje, tem uma efervescente vida noturna alternativa e cultural.

 Ali existem cerca de 70 galerias de arte, museus, ateliês, antiquários, bares ecléticos, restaurantes e cafés, que fazem do lugar uma das maiores instalações de arte de rua do mundo.
Sim, é o local mais fotogênico, colorido e descolado da cidade. E não vemos pichações por lá.

  As paredes são decoradas por pinturas e grafites, assinados por artistas locais e até pelo brasileiro Eduardo Kobra (foto), conhecido internacionalmente e que teve o seu mural na avenida 23 de Maio pichado na quarta-feira, 25, aniversário de São Paulo. Além disso, também virou um centro de compras, com lojas estreladas, Dior, Ermenegildo Zegna e Yves St Laurent, entre muitas. Embora a arte seja a principal característica do bairro, novas empresas criativas de todos os tipos surgem a cada dia.


A vida cultural ganhou ainda mais fôlego com a Caminhada de Arte, aos segundos sábados de cada mês, das 18h às 22h. Todas as lojas e galerias ficam abertas noite adentro, com centenas de pessoas circulando e fazendo negócios. Eles também oferecem um tour gastronômico pelos melhores restaurantes e suas cozinhas, que reúnem chefs talentosos.


  Muitos turistas, inclusive brasileiros, e moradores locais frequentam Wynwood. Esse case serve de inspiração para resolver a recente polêmica da arte de rua x pichação em São Paulo. Aliás, o prefeito João Doria já manifestou a intenção de criar um projeto semelhante na capital. Espaço é o que não falta na cidade, vocação cultural também não. E há inúmeros lugares pedindo socorro para serem revitalizados!

#WynwoodArtsDistrict, #miami, #grafite, #artederua, #acelerasp

0 comentários: