MON AMOUR, JE T`AIME: MURO TEM 40 M² DE DECLARAÇÕES DE AMOR EM 250 IDIOMAS

2.1.17 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

  Onde mais poderia ser construído um muro com declarações de amor do mundo inteiro? Em Paris, é claro, a cidade que inspira os casais e transpira a romances. Batizado de Le Mur des Je t´aime, ele está coberto com 311 maneiras de dizer eu te amo em cerca de 250 idiomas. Ou seja: são 40 m² de declarações de amor.

 O local, no Square Jean Rictus, na Place des Abbesses, em Montmartre, é um dos mais visitados e fotografados da capital francesa, especialmente pelos casais.


 Concebido em 2000 pelos artistas Frederic Baron e Claire Kito, o muro do amor parisiense tem um pouco de tudo: das língas mais comuns (inglês, francês, italiano, espanhol e alemão) até dialetos menos conhecidos, como o catalão e o basco, entre muitos outros.

  O trabalho é traduzido como uma “ponte entre os homens” por meio dessa expressão universal. Segundo o site Paris ZigZag,  a parede, geralmente um símbolo de divisão e separação, torna-se neste cenário um local de encontros e reconciliação.


  Para construir o Muro do eu te amo, o artista teve a ajuda do calígrafo Claire Kito, que incluiu os inscritos originais em uma parede de azulejos azuis. Para torná-lo ainda mais simbólico, foi decorado com uma espécie de bandeirinha vermelha entre os escritos, os pedaços de um coração partido.

  Frederick Barão concebeu o projeto em 1992, quando recolheu ao redor de Paris mais 1 mil “eu amo você”, escrito à mão em mais de 300 línguas e dialetos diferentes. Assim, surgiu primeiro o Livro do eu te amo, publicado em 1998, com 50 mil exemplares.


 Falar de amor é muito bom!


#paris, #lemurdesjetaime, #frança

0 comments: