FENÔMENOS NA ANTÁRTICA ASSUSTAM E INTRIGAM PESQUISADORES

9.2.17 Simone Galib 0 Comments

    Pesquisadores britânicos estão intrigados e assustados com alguns fenômenos, que ainda não conseguem explicar na Antártica. Eles monitoram uma fenda na prateleira de gelo Larsen C e descobriram que desde dezembro ela cresceu 27 km.

   A fenda, que tem 161 km de comprimento e, em algumas áreas, 2 km de largura, caso se rompa vai criar um iceberg jamais visto. E o que é mais preocupante: o gelo se liberará nos "próximos meses", segundo o projeto MIDAS, que monitora essa fenda há vários anos.

   Por que isso assusta? As prateleiras de gelo retêm as geleiras. Se uma delas quebra, especialmente do tamanho de Larsen C, o gelo vai fluir mais rápido para os oceanos, elevando o nível do mar.

   O MIDAS diz que esta rachadura particular não resulta do aquecimento global. E os cientistas alertam que o derretimento de calotas de gelo pode desencadear mudanças climáticas que afetarão o mundo inteiro.

   Não por acaso, a Antártica está na lista dos destinos tendências de 2017. As pessoas querem conhecer a Antártica e o Pólo Ártico, com seus cenários cobertos de neve, picos, lagos, fauna e flora, antes que sumam do mapa!

0 comentários: