SOS BALEIAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA, MORTE E DE MUITO AMOR!

13.2.17 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

   Uma história de vida e morte comoveu o mundo e vem mobilizando desde sexta-feira (10) moradores da Nova Zelândia. Isso porque mais de 650 baleias-piloto encalharam ao longo de Farewell Spit, ao sul da ponta da ilha. Cerca de 350 delas morreram.

   Neste domingo (12), outras 200 conseguiram se recuperar durante a noite e nadar, enquanto os voluntários conseguiram salvar mais 17 delas na maré alta. Uma grande vitória!

   O acidente fez com que centenas de pessoas - de fazendeiros a turistas - passassem dias inteiros na praia, molhando as sobreviventes para que elas não se desidratassem até que conseguissem voltar ao mar. A baleia-piloto tem cerca de 7,5 metros.
 

    A cena surpreendeu até mesmo o Departamento de Conservação do país. "As pessoas parecem ter um apego emocional aos mamíferos marinhos. Elas estão cantando para as baleias e dando-lhes nomes específicos, como se fossem espíritos afins", disse à ABC News o porta-voz da empresa, Herb Christophers.

   O primeiro grupo foi encontrado no início da sexta-feira, com muitas delas já mortas. "Você podia ouvir os sons, os seus suspiros", contou o escritor e editor Chree Morrison, que foi o primeiro a tropeçar sobre elas. Os jovens foram os que mais sentiram o drama e choravam muito, disse ele a uma revista local. Os voluntários fizeram ate correntes humanas na água para evitar novos encalhes.

  Eles conseguiram devolver as sobreviventes ao mar no sábado. Mas, horas mais tarde um segundo grupo encalhou. Ninguém sabe ao certo o que provoca o encalhe de baleias. Teorias dizem que elas podem perseguir presas muito longe da costa para proteger um membro doente do grupo ou escapar de um predador.

     Farewell Spit é um pedaço de areia que se arqueia como um gancho no mar da Tasmânia, local considerado armadilha para esses gigantes do mar. Tanto que a Nova Zelândia tem uma das maiores taxas mundiais de encalhamento. Esse acidente foi o terceiro maior do pais.

    Não existem garantias de que os encalhes terminem. Mas, caso ocorram pessoas amorosas entrarão em campo mais uma vez!


0 comments: