A CARREGADORA DE PIANO E DE SUCESSO INTERNACIONAL

18.4.17 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


   Difícil ser uma pianista popular e bem sucedida no Brasil? A princípio, sim, mas Jaci Toffano chegou lá: ela faz apresentações em praças públicas com seu piano móvel. E as pessoas adoram.

  Mestre em piano pela Juilliard School de Nova York, Jaci tem uma carreira internacional de sucesso. Ganhou muitos prêmios, se apresentou com orquestras sinfônicas, é arranjadora e compositora. Em sua lista de concertos, incluem-se o Lincoln Center, em Nova York, o Palácio do Povo, na China, e até a sede da Unesco, em Paris.    

   Não foi o suficiente. O que ela queria mesmo era a liberdade de tocar em áreas públicas. Assim, levou suas sinfonias às praças, interagindo diretamente com as pessoas.

  Mas, era difícil colocar o seu grande instrumento de trabalho nesses locais - tanto pela disponibilidade de um instrumento e principalmente pelos custos da operação.

  Com a ajuda de um artista plástico, construiu um piano cênico dobrável (réplica de um piano de 1/4 de cauda), juntou um outro eletrônico de última geração e passou a carregá-los no porta-malas do seu carro. 

  Hoje, ela divide o seu tempo entre o Brasil e a França, onde mora há 4 anos, mas conseguiu apoio da Fundação Herbert Daniel para levar sua música às praças das principais capitais brasileiras.

  No próxima terça-feira, dia 25, Jaci abre a sua temporada em São Paulo, com um concerto para convidados no Clube Paulistano, às 17h.

  No cardápio musical, há peças de autores nacionais e algumas inéditas de Chiquinha Gonzaga. O repertório inclui também Schubert, Mozart e Chopin. E ainda este ano vai fazer seus concertos nas praças públicas brasileiras.

   Faz parte do show a montagem e desmontagem do piano, o que atrai ainda mais a curiosidade das pessoas. Ela conta que ganha pipocas entre uma música e outra, muitos apertos de mão e pedidos de canções. "Quero que meu piano atinja profundamente a alma de cada um que puder me ouvir", diz. 

  Que belo projeto. Fique de olho no calendário das apresentações! Assista ao vídeo aqui




0 comments: