CONHEÇA OS AROMAS DE DUAS UVAS FANTÁSTICAS

9.5.17 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


POR MICHELE MONTANHA*

  Os aromas primários são provenientes das características de cada uva. Cada qual tem seu próprio aroma, assim como o seu potencial de adaptação para diversos ou poucos terroirs.

  E, temos sim, variedades mais perfumadas do que as outras, assim como aromas mais discretos, que requerem mais atenção para poder ser identificados. Os aromas primários se definem pelas flores, plantas, frutas, minerais e especiarias.

  Na coluna de hoje vamos falar de duas uvas que gosto muito, são castas bem femininas que enaltecem os sentidos e são facilmente reconhecidas por seus aromas: Merlot e Pinot Noir.

  Entre os vinhos tintos com muito corpo, flexíveis e rápida evolução, sem dúvida, a uva Merlot é a responsável por esta saga. Ela dá lugar a vinhos mais redondos e mais suaves em boca, se compararmos com a Cabernet Sauvignon, por exemplo, que dá corpo a vinhos mais potentes e com vertente mais masculina.

  Por essa razão a Merlot está entre as castas que são bastantes adaptáveis para a produção de vinhos de corte, principalmente quando se mescla com a Cabernet Franc. Prova disso são os vinhos poderosos da região de Bordeaux, na França.

 O vinho com esta casta pode nos contagiar com aromas de frutas vermelhas, especialmente cereja, ameixa e especiarias.

AH... PINOT NOIR
  
 Eu a considero uma diva absoluta. Ela reina na região francesa de Borgonha e pode ser deslumbrante tanto em vinhos mais jovens, como em vinhos de guarda. Os mais jovens desta uva se mostram perfeitos com seus aromas de groselha, framboesa, morango e cereja. Esta uva é verdadeiro brinde ao feminino!!



NOSSA COLUNISTA 
  
  Michele Montanha é graduada  em jornalismo e Master of Science in Wine Management, com diploma pela Universidade de Paris Ouest, na França e OIV (International Organisation of Vine and Wine). Em 2007, ocupou cadeira na Universidade SupAgro, de Montpellier, na França, uma das mais renomadas do mundo no ensino de enologia.
  Mais tarde, trabalhou com monsieur Jacques Boissenot, conhecido internacionalmente como um dos grandes enólogos de Bordeaux, em sua extinta empresa de consultoria, situada em Paris. No Brasil e exterior, sempre contou com a expertise de jornalismo unida com a formação internacional em vinhos. Atua com a organização de eventos nacionais/internacionais e como embaixadora de novos produtos aqui no país. Hoje, investe no projeto Vinho & Relax by Michele Montanha, que tem o objetivo de ensinar a arte do vinho em uma experiência surpreendente.



0 comments: