CYBER ATAQUE GLOBAL AFETA 74 PAÍSES, INCLUSIVE O BRASIL

12.5.17 Simone Galib 0 Comments

  Um mega cyber ataque afetou nesta sexta-feira, 12 de maio, grandes empresas em 74 países do mundo, entre eles o Brasil. No Reino Unido, os hackers derrubaram o sistema de saúde, bloqueando o acesso aos arquivos dos pacientes, e nos Estados Unidos a gigante FedEx confirmou que estava entre as vítimas.

 Algumas das primeiras notícias surgiram na Inglaterra, onde hospitais em todo o país foram atingidos por ataques de ransomware, nos quais hackers infectam computadores com um software malicioso e exigem resgates para restaurar o acesso, de acordo com o National Health Service (NHS).

 A Kasperky Lab, gigante russa em segurança digital, diz ter registrado 45 mil ataques em apenas dez horas. O grande alvo foram as empresas de telecomunicações. Na Espanha, os computadores da Telefonica também foram invadidos.

 E no Brasil afetou empresas públicas e órgãos privados. O atendimento do INSS foi paralisado em alguns estados do país. O Tribunal de Justiça de São Paulo e o Ministério Público, por precaução, desligaram todos os seus computadores.

Segundo especialistas internacionais em segurança, os invasores exploraram uma vulnerabilidade no Microsoft Windows, que foi identificada pela Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês) e divulgada ao público pelo grupo de hackers The Shadow Brokers, em abril.

 A Microsoft usou um recurso para corrigir a vulnerabilidade, mas as redes que não adotaram o sistema ficaram desprotegidas. As empresas internacionais de segurança, até o início da noite desta sexta, continuavam rastreando mais vítimas.







0 comentários: