NUNCA TE VI, SEMPRE TE AMEI: ESTELIONATÁRIOS DO 'AMOR' VIRTUAL

7.6.17 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

  
 Se você receber pedidos de amizade nas redes sociais e nos sites de relacionamento - especialmente de estrangeiros e “fardados” - cuidado. Eles não são o que dizem, usam perfis falsos e integram uma quadrilha de estelionatários online, conhecidos como scammers, que já lesou muitas brasileiras. 

 As vítimas preferenciais são mulheres mais velhas, com certa estabilidade financeira, que demonstram em seus diálogos online que estão em busca de um relacionamento sério.

  Há também os que afirmam ser viúvos, super bem de vida e querem construir uma nova família. Muitos contam que são militares, geralmente americanos e britânicos, para dar maior credibilidade. Falam em religião e se mostram românticos. Ah... mandam poesias e costumam “se apaixonar” muito rápido. Em um piscar de olhos, você se transforma na “mulher pela qual ele esperou a vida inteira.”

  Para simplificar um pouco, saiba como identificar esses trambiqueiros online, com os quais este blog interagiu durante muito tempo justamente para desmascará-los.

Ele se identificou como Mark John, dizia ser militar e pediu dinheiro para o suposto filho que vivia em Londres
 LINGUAGEM – Muitos estrangeiros chegam a colocar em seus perfis (nos sites de relacionamento) que moram em cidades brasileiras. E escrevem até em português, usando o tradutor. É fácil perceber que ele está mentindo, porque as frases surgem desconexas e com muitos erros gramaticais.  

 CAMPO DE AÇÃO - Eles atuam em várias frentes: nos aplicativos de relacionamento e nas redes sociais, como o Facebook. De uns tempos para cá também surgiram no Linkedin, uma rede mais voltada ao mercado corporativo. Mas é ali que “caçam” perfis de executivas ou currículos de gente bem sucedida. No Facebook olhe atentamente o perfil dele. Geralmente, não fazem muitas postagens, têm poucos amigos – a maioria mulheres e de várias nacionalidades. Dê uma passada de olhos também nos comentários.

  DRAMAS – Eles se apresentam como homens românticos e solitários, com histórias tristes de vida: perderam os pais na infância, a esposa em um acidente de carro ou vítima de câncer. Não acredite nesses enredos de vítimas.

 APPS DE NAMORO - Pedem que você deixe o aplicativo de namoro, mas querem o seu email, whatsapp ou skype. Dificilmente mostram o rosto na webcam. E, se o fazem, é tudo muito rápido. A conexão cai. Ou então desaparecem por algumas horas e até mesmo dias. É que eles conversam com muitas ao mesmo tempo e em vários fusos horários.
  
 FAREJADORES DE CARÊNCIAS – Evite falar sobre sua vida pessoal, profissão, família, projetos e o desejo (mesmo que o tenha) de encontrar um novo relacionamento. Eles são grandes farejadores de carências. Desconfie, caso se apaixonem imediatamente. Não existe amor à primeira vista na internet.

 ROMANCE RELÂMPAGO – Eles não pedem dinheiro de imediato para não causar suspeita, mas só quando sentem que a mulher está envolvida. Esse pedido (em dólar, claro), que começa de forma sutil, costuma acontecer quando ele diz que está prestes a vir ao Brasil para te conhecer ou está em uma emergência, geralmente envolvendo filhos, e você precisa ajudá-lo, depositando dinheiro em determinada conta. Caia fora imediatamente.

 DENUNCIE – Caso já esteja mantendo comunicação com algum deles, denuncie aos sites e às redes sociais. O Facebook está atento a perfis e notícias falsas. Mesmo deletado pela rede social, ele vai fazer novo perfil com fotos “roubadas” de outros, o que dificulta o controle. Somente você tem a ferramenta para isso: a informação.

  E compartilhe com suas amigas, porque eles estão agindo há muito tempo, já fizeram inúmeras vítimas, são incansáveis e ficam 24 horas online! 

Quer mais histórias sobre o assunto? Clique nos links abaixo


0 comments: