PRAZERES DO VINHO: POR QUE OS MELHORES ROSÉS ESTÃO NA PROVENCE?

27.6.17 Simone Galib 0 Comments

   POR MICHELE MONTANHA
  Os rosés ainda são pouco conhecidos no Brasil, mas já despertam curiosidade. Para mim, representam o despertar do feminino. São leves, extremamente aromáticos, lindos de se ver na taça e poéticos, quando vislumbramos o seu terroir mais famoso, a Provence, no sul da França.

 A região é a menina dos olhos de muitos turistas que buscam conhecer os campos de lavanda e dali saem os mais nobres rosés do mundo. Porém, felizmente eles não são achados apenas nesta região. Estão em vários países e até mesmo no Brasil podem ser produzidos. Mas os aromas, as cores e as flores que exalam do rosé de Provence, eu particularmente ainda não provei em nenhum lugar.

  Ali cerca de 90% dos vinhos produzidos são rosés. O melhor é que eles podem ser bem diferenciados. Alguns impressionam pelos seus aromas, sabores frutados e refrescantes. Outros mostram caráter forte. E, assim ganham nossa estima e referência quando falamos em excelência.   Um dos fatores do grande sucesso é resultado do solo adequado para a produção, clima e da boa adaptação das uvas no terroir.

  Na Provence, as uvas Grenache e Carignan brilham em absoluto, não esquecendo também da Cinsault e da Syrah, entre outras. O mais fabuloso é a variedade dos vinhos da região. Vale lembrar que também já podemos encontrá-los aqui no Brasil. Apesar do preço mais elevado, vale a pena.


Michele Montanha é graduada  em jornalismo e Master of Science in Wine Management, com diploma pela Universidade de Paris Ouest, na França, e OIV (International Organisation of Vine and Wine). 



#prazeresdovinho, #Provence, #França, #rosé

0 comentários: