PREPARADO PARA O FESTIVAL DAS ESTRELAS? VEM CONHECER...

12.7.17 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    São Paulo recebe no próximo fim de semana mais uma edição do Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas. No Japão, ele é celebrado todos os anos desde o século 9, enquanto no Brasil acontece desde a década de 1970, no bairro da Liberdade, região que virou referência na realização da festa a partir de 1979.

  Assim se você passar pelo bairro nos dias 15 e 16 de julho, poderá ver as ruas decoradas com  centenas de kussudamas, ramos de bambu enfeitados com papéis coloridos que simbolizam as estrelas. Neles é possível pendurar tanzaku, pequenos pedaços de papel com pedidos para a princesa Orihime e para Kengyu. Cada cor de papel (de tankazu) tem um significado, onde se escreve o pedido:
                          Amarelo: Dinheiro
                          Branco: Paz
                          Vermelho: Paixão
                          Rosa: Amor
                          Azul: Proteção dos deuses
                          Verde: Saúde

   Para quem não é familiarizado com o tal Festival das Estrelas vamos dar um pouco de contexto. De acordo com a lenda, que teria sido criada na China há mais de 2 mil anos, Orihime, a Princesa Tecelã, era filha de Tentei, o Senhor Celestial. Ela e Kengyu, um pastor de gado, se apaixonaram perdidamente, e só conseguiam se preocupar com o amor, deixando suas tarefas diárias de lado. Então Tentei os separou, fazendo com que eles morassem em lados opostos da Via Láctea.

  A tristeza pela separação abalou Orihime, e seu pai decidiu permitir que o casal se encontrasse uma vez por ano, no dia do mês do calendário lunar. Com uma condição: eles teriam que atender a todos os pedidos feitos pelas pessoas na Terra. Eis a origem dos tanzaku, que são queimados para que sua fumaça chegue até as estrelas.

  Na mitologia japonesa, Orihime é a estrela Vega, e Kengyu é Altair. As duas realmente ficam em lados opostos da nossa galáxia e só podem ser vistas ao mesmo tempo no céu durante um período bem breve do ano – por isso o nome Festival das Estrelas.

  O festival vai muito além de uma decoração especial. Nele, também acontecem shows de cantores, danças folclóricas, há comidas típicas e apresentações com os tradicionais tambores Taikô,.

  A programação é gratuita e concentrada em torno da praça da Liberdade. No sábado (15/07) começa às 10:30 e vai até às 19:00; e no domingo (16) das 10:30 às 18:00. Passa lá e capriche nos pedidos!




0 comments: