PRAZERES DO VINHO: ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DA COLHEITA NA EUROPA

24.8.17 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


   POR MICHELE MONTANHA

  Agosto marca a temporada das vindimas/colheitas na Europa, que vai até meados de outubro. O momento é de bastante entusiasmo, mas vem acompanhado de uma certa tensão para que tudo corra bem.

 Mesmo com máquinas adaptadas para a colheita das uvas nos parreirais, continua a tradição manual. Isso porque, a qualidade é garantida no sentido de selecionar com extremo cuidado cada cacho de uva. Num segundo momento, uma nova triagem é feita escolhendo cada grão. Para esta função, curiosamente as mulheres são mais solicitadas por conta da alta observação que temos.

 A vindima é sempre concluída com muita festa. Em Portugal, por exemplo, tem a festa da “pisa das uvas”, onde todos pisam literalmente nos cachos. O ato é praticado há muitos anos. Eu mesma sinto vontade de participar de uma pisa, mas ainda não tive essa oportunidade.

 A colheita é um momento emblemático. As equipes são treinadas para realizar a tarefa que requer extremo cuidado e atenção. Por esse motivo, a preferência é dada aos estudantes de enologia ou pessoas que já trabalham no campo.

 O esforço físico é um fator bastante importante, pois a posição de ficar abaixado quase todo o tempo não é das mais prazerosas. Assim, a gente entende um pouco mais sobre o esforço do homem na produção do vinho e valoriza essa bebida milenar que chega a nossa mesa com muita dedicação. Cheers!









Michele Montanha é graduada  em jornalismo e Master of Science in Wine Management, com diploma pela Universidade de Paris Ouest, na França, e OIV (International Organisation of Vine and Wine). 

#prazeres do vinho, #colheita, #vindima, #europa 

0 comments: