DESCUBRA A CIDADE AZUL, UM LUGAR ÚNICO NO MARROCOS!

4.9.17 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

Existe um paraíso em vários tons de azul e ele fica... no Marrocos. É a cidade de Chefchaouen, ao norte do país, no caminho para as Montanhas de Rif, um dos lugares mais fotogênicos do mundo.

  Fundada em 1471, ficou fechada para estrangeiros durante 500 anos. Mas, agora recebe os turistas de braços abertos e com suas casas, prédios, mesquitas, lojas e ruas todas pintadas em várias tonalidades de azul - do cobalto, passando pelo turquesa e chegando ao índigo. É uma festa para os olhos da gente.


  Mas, de onde teria vindo a inspiração para criar esse cenário tão inusitado? Ninguém sabe ao certo. Apenas que as fachadas são pintadas desde o século 17 por uma iniciativa da comunidade judaica.
  E há ainda duas teorias: a primeira que seria para reproduzir a visão do paraíso e a segunda de que a cor tingia os objetos sagrados na época do Velho Testamento. Seja lá qual for o motivo, o efeito é muito especial!
  O melhor a fazer ali é explorar suas ruelas com lojas de artesanato, em palha, cerâmica e tecidos. A praça principal, chamada Uta al Hamman, está cercada de arte e restaurantes. Ali também há um castelo e a mesquita com o minarete octogonal, o único em todo o mundo muçulmano.

  À beira-rio, ficam as lavadeiras e a cidade também é o ponto de partida para conhecer as Montanhas do Rif, onde você pode experimentar o autêntico chá marroquino com menta.


 As mulheres vestem túnicas, também em tons de azul, usando por baixo como saiote uma colcha de listras azuis e vermelhas, além de chapéus de palha coloridos. Tudo muito diferente!

  Chefchaouen fica a 350 km da capital Casablanca ou a 110 km da cidade marroquina de Tânger. É um cenário único neste país de cores alaranjadas, refletidas pelo sol e pelas areias do deserto!   

0 comments: