MORRE O REI DOS CHEFS FRANCESES, PAUL BOCUSE!

20.1.18 Simone Galib 0 Comments

  O celebrado chef francês, Paul Bocuse, morreu neste sábado, 20 de janeiro, aos 91 anos, segundo sua família informou em um comunicado. Ele ficou conhecido mundialmente como o pai da "nouvelle cuisine", o movimento gastronômico que surgiu nos anos 60, revolucionando a forma clássica da culinária francesa.

  Em seu restaurante Auberge du Pont de collonges, perto da cidade de Lyon (3 estrelas no Guia Michelin desde 1965, um recorde), Bocuse criou molhos mais leves, usou ingredientes mais frescos, oferecendo pratos, não apenas saborosos, mas que atraíam pelo olhar, seduzindo milhares de pessoas, entre elas, o presidente francês Valéry Giscard d´Estaing.

  Bocuse inspirou dezenas de novos chefs, mudando o mundo da gastronomia, e foi uma das figuras mais populares na mídia e na televisão. Mas, apesar da fama internacional, manteve suas raízes em solo natal.

  Nascido em uma família que cozinhava há sete gerações, ele criou seu primeiro prato aos 8 anos e na adolescência começou a aprendizagem em um restaurante local, que foi interrompida ela Segunda Guerra Mundial.

  No início dos anos 1980, foi convidado pela empresa Walt Disney para criar um restaurante no pavilhão francês do Epcot Center, no Walt disney World, em Orlando, na Flórida. Assim, surgiu o Les Chefs de France, hoje pilotado por seu filho Jerome, que serve cerca de 2 mil refeições por dia e fatura US$ 30 milhões por ano, segundo o The New York Times.

  O mestre se foi, mas deixou seu nome legado no mundo da alta gastronomia!

  
  

0 comentários: