CARRO INTELIGENTE; ENTRE, PENSE E RELAXE: ELE DIRIGE!

6.3.18 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


  Que tal dar uma relaxada, com o banco reclinado, enquanto o carro inteligente dirige para você, captando os principais comandos do seu cérebro? Não se trata de ficção, mas de uma cena que logo será realidade nas ruas do mundo.

   Esse é o projeto da marca japonesa Nissan, que mostrou no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, o conceito Nissan IMx Kuro, lançando na Europa o crossover elétrico. Ele antecipa a visão da montadora para revolucionar a forma como os carros são propulsionados, conduzidos e integrados à sociedade. Para o motorista, ele será um parceiro confiável.
 
   O carro, em cinza com rodas pretas, vem com uma tecnologia pioneira chamada de B2V (Brain-to-Vehicle, ou Cérebro para o Veículo, em português), que interpreta sinais cerebrais de quem está dirigindo. Isso ajuda o sistema manual e de condução autônoma (carro sem motorista) do veículo a aprender com o condutor.

   Pioneira no mundo, a B2V da Nissan dá ao motorista um dispositivo que mede as atividades das ondas cerebrais. Ao pensar no movimento que vai fazer, como girar o volante ou desacelerar o carro, os sistemas agem primeiro.


  Entre as principais tecnologias da Nissan usadas no novo modelo está a futura versão do ProPilot, que opera de forma totalmente autônoma.

   Olha só: quando ativado, o sistema recolhe o volante para dentro do painel e reclina os bancos, dando mais espaço ao motorista e fazendo com que os ocupantes do veículo relaxem durante o trajeto. Se você acionar o modo manual, o veículo retorna o volante e os bancos à posição original. E tudo isso com o carro em movimento!

   Dirigir no futuro promete ser uma experiência totalmente diferente!

0 comments: