DELÍCIAS DE INVERNO: COMIDA 100% BRASILEIRA A PREÇOS JUSTOS!

22.8.18 Simone Galib 0 Comments

                                                                                                  FOTO MAURO HOLANDA
A Vila Buarque, no centro de São Paulo, agora possui um verdadeiro tesouro brasileiro. O Mandioca Cozinha é a mais nova empreitada da empresária e chef estreante Madu Melo.
Pernambucana, decidiu transformar sua paixão pela culinária em profissão depois de passar um período sabático viajando pelo mundo e abriu um restaurante que enaltece a raiz da culinária brasileira e traduz o que há de mais rico e diverso no país, a mandioca.
Chef Madu Melo
Na casa tudo se aproveita, da folha à raiz se formam tapiocas, beijus, farinhas, polvilhos, caldos, bebidas fermentadas e destiladas. O restaurante promove uma divertida e saborosa viagem gastronômica pelo Brasil com opções veganas e vegetarianas, menu glúten free e preferencialmente orgânico; produtos agroecológicos, de pequenos produtores com carta de vinhos, cervejas e bebidas nacionais, incluindo a potente tiquira, aguardente de mandioca.
Mas o restaurante vai muito além de valorizar a culinária nacional, e tem uma proposta inclusiva admirável. Para a chef Madu Melo, o assunto inclusão é mais do que necessário: ela emprega refugiados em uma parceria com o Instituto Adus, além de incluir em sua equipe funcionários transexuais, uma das minorias sociais com mais dificuldade em encontrar empregos.
O pequeno bistrô funciona num conceito informal e descolado. Durante a semana trabalha com o conceito de autosserviço, onde o cliente faz o seu pedido, recebe um cartão com o seu número e assim que o prato estiver pronto o número aparecerá em um painel para retirada. Nos finais de semana e feriados, a casa terá garçons.
Uma das propostas da casa é oferecer uma boa relação custo-benefício, com pratos que variam de R$ 29,90 (preço do prato do dia, no almoço executivo de segunda a sexta) a R$ 45.


Para as entradas, há um Caldinho do Dia, sempre com um toque de mandioca na receita, como o MPM (moela de galinha com pão caseiro de mandioca e molho). Para quem está de olho na dieta, há uma opção de belisquete vegano e mais leve, os Beijus com Dips (barquinhas de beiju de tapioca acompanhadas de vinagrete de maxixe apimentado e homus de pinhão).
No almoço executivo, os pratos fazem um percurso gastronômico dedicado a diferentes Estados do país com destaques como o Bobó Sem Mar (delicioso e colorido bobó vegano de castanha-de-caju com arroz de coco e farofa de dendê e talos de coentro); o Porco Sulista (corte de lombo com costela suína preparado com melado de rapadura, farofa de pinhão e abóbora assada, ao estilo dos pampas); e o favorito da chef, o Cozido da Vó Nenzinha (ensopado de carnes bovina e suína com legumes acompanhado de pirão de carne e arroz branco).

Para as sobremesas, a chef Madu Melo traz a Tapioca Ensopada (tapioca de coco fresco ralado, ensopada no leite de coco e adoçada com mel orgânico), o Sagu Clássico (sagu de vinho tinto com creme de baunilha), mas o destaque fica para o Pudim da Casa (pudim de mandioca com toque cítrico, calda de cumaru e crocante de castanha do Pará).

A partir de setembro, a casa abrirá todo primeiro domingo do mês das 12h às 16h, com um menu exclusivo com harmonização de bebidas, sempre com opções vegetarianas e veganas. Apenas reservas com pagamento adiantado.

Serviço: Mandioca Cozinha
Endereço: Rua Doutor Cesário Mota Junior, 187 - Vila Buarque São Paulo SP (próximo ao metrô Santa Cecília).
Tels: 11 2936-9427 e 99282-7556 (Whatsapp)
E-mail: contato@mandiocacozinha.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 15h; sábados e feriados, das
12h às 16h.
Não abre para o jantar.

0 comentários: