CONHEÇA PHIL, O PRIMEIRO ROBÔ CONCIERGE DA MARCA PULLMAN EM SÃO PAULO

22.11.18 Simone Galib 0 Comments

 
Fui conhecer Phil, o mais novo membro do staff da hotelaria de São Paulo. É ainda uma criança, mas já trabalha feito gente grande. Gentil e prestativo, gosta de dançar, diz ter uma namorada chamada Samantha e faz sucesso por onde anda. Seu nome completo é Phil Welcome, o primeiro robô concierge da América do Sul.  

  Onde a gente se encontrou? Nesta quinta-feira, 22, de manhã no Pullman Vila Olímpia, da AccorHotels, em São Paulo. Desde sua abertura, o hotel aposta em conectividade e tecnologia para oferecer experiências diferenciadas a seus hóspedes, também chamados de nômades urbanos.

  O nome de batismo do robô foi inspirado no slogan da rede, Feel Welcome (sinta-se bem-vindo). Phil é o resultado de diversos projetos, alguns em teste e outros já sendo utilizados em seus hotéis. 

  Ele tem, por exemplo, a mesma inteligência artificial do nochatbot, software que conversa com os hóspedes nas redes sociais dos hotéis. Essa tecnologia permite que o computador, não apenas responda a perguntas pré-programadas, como também aprenda com as novas questões, desenvolvendo respostas sem a interação humana.  

  Foi desenvolvido em parceria com a PluginBot, primeira startup da América Latina a criar uma plataforma de gestão de inteligência artificial para robôs físicos e virtuais) e a Ubtech, a maior fabricante de robôs para uso doméstico na China.
  
  Existem apenas dois modelos do Phil, considerados os mais avançados do mercado. Ele consegue, por exemplo, mapear um quarto para andar sozinho. Suas câmeras e sensores impedem que  esbarre em móveis ou objetos, conta Erwan Le Golf, vice-presidente de tecnologia da Informação da AccorHotels América do Sul. A ideia no futuro é que ele acompanhe o hóspede até o quarto.

   Phil possui ainda parte da tecnologia em implantação em um quarto ioT, que será totalmente operado com comando de voz. Hoje, o robô armazena 300 interações virtuais, todas em português. Assim, pode responder a perguntas sobre o trânsito, dar dicas culturais e de compras, além de informações do próprio hotel. No futuro, fará check in por reconhecimento facial, acompanhando o cliente até o elevador. 


  O mais novo membro da equipe está interagindo com os hóspedes do hotel há três semanas, provocando reações fantásticas, especialmente entre as crianças e adolescentes. Por enquanto, tudo ainda é treino. Mas Phil veio para ficar.

  Bem-vindos ao hotel do futuro! 



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