FACEBOOK SOFRE A MAIOR PARALISAÇÃO DE SUA HISTÓRIA!

14.3.19 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Ao longo desta quarta-feira, 13 de março, o Facebook ficou durante horas instável e, para alguns usuários, paralisado completamente. Aqui no Brasil, as pessoas não conseguiam postar, curtir e compartilhar.

 Foi a mais grave interrupção de sua história, atingindo também o Whatsapp, Instagram e Messenger. A última dessa magnitude aconteceu em 2008, quando o site tinha 150 milhões de usuários. Hoje, são cerca de 2,3 bilhões por mês. A causa ainda não foi divulgada.

    Em comunicado no início da tarde, o Facebook afirmou estar ciente de que "algumas pessoas estão tendo problemas para acessar a família de aplicativos", acrescentando que "estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível." A empresa também negou que tivesse acontecido um grande ataque cibernético.    

   No Brasil, esta quarta-feira, 13, foi um dia bem atípico. De manhã, um massacre em uma escola de Suzano, na Grande São Paulo, matou 10 pessoas (a maioria crianças) e deixou outras 10 feridas. O crime, praticado por dois jovens que também foram mortos, chocou o país.

   Como se não bastasse, o plenário do STF iria discutir sobre a transferência dos casos envolvendo caixa 2 e lavagem de dinheiro para a Justiça Eleitoral, o que poderá afetar diretamente a Lava-Jato, apoiada pela maioria da população brasileira. As redes sociais estavam alvoroçadas desde cedo.

   Para completar, a interrupção do Facebook, que afetou vários países, começou pouco antes do com o julgamento do STF, por volta das 14h30.

   Os usuários não podiam fazer postagens nem compartilhar. Muitos achavam que tinham sido bloqueados ou que se tratava de censura política e também para que não fossem divulgadas fotos do massacre na escola. O Whatsapp não enviava aúdios nem vídeos - apenas mensagens (não tão instantâneas). O Twitter funcionou normalmente.

  No Instragam, ninguém conseguia atualizar o feed nem publicar imagens. O problema também afetou o Facebook Workplace, o serviço da plataforma para as empresas se comunicarem internamente. 

  Por volta das 21h, a plataforma voltou a operar, mas ainda com dificuldades. As hastags #FacebookDown e #InstagramDown foram utilizadas mais de 150 mil vezes mundo afora.

  

   

    
   


















0 comments: